Instituto de Saúde

Pesquisadora do IS publica artigo na revista Comunicação e Sociedade

03 de abril de 2023

A pesquisadora do Instituto de Saúde Claudia Malinverni é coautora do artigo “O Design na Comunicação de Dados da Saúde: Os Infográficos Sobre a covid-19 no Município de Rio Claro”, publicado em março na revista Comunicação e Sociedade, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho (Portugal).

texto discute o papel do design na comunicação de dados de saúde durante a pandemia de covid-9, especificamente por meio da análise de 133 infográficos publicados na conta do Instagram da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro (SP), Brasil, entre março e julho de 2020. A análise se concentra no processo iterativo de criação dos infográficos, bem como nas mudanças de conteúdo, formato e cor.

O estudo enfatiza a importância da interdisciplinaridade na busca por soluções para problemas complexos, como a comunicação de dados de saúde durante a crise sanitária global, que emergiu em 2020. A pesquisa destacou a importância da organização em grade na disposição dos elementos dos infográficos e a necessidade de comunicação clara e precisa de fontes oficiais para combater a desinformação e promover a saúde pública.

O artigo conclui que os infográficos são uma maneira eficaz de comunicar dados de saúde complexos e que o design desempenha um papel crucial tornando essas informações acessíveis e compreensíveis para o público.

O material resultante da pesquisa pode ser acessado na íntegra aqui.

Núcleo de Comunicação Técnico-Científica