Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Edição especial do BIS sobre os 35 anos do SUS é lançada em evento da SES-SP na Sala São Paulo

Textos assinados pelos homenageados ajudam a contar um pouco da história do SUS em São Paulo

 

17 de outubro de 2023

 

Para marcar os 35 anos do Sistema Único de Saúde (SUS) em São Paulo, a SES-SP realizou, em 16 de outubro, um evento comemorativo na Sala São Paulo, no qual foi outorgada a Medalha de Honra e Mérito de Gestão Pública em Saúde “Walter Leser”, em reconhecimento ao trabalho realizado por pessoas e instituições junto ao SUS ao longo desse período.

 

A solenidade contou com apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo e com a participação de diversas autoridades, entre elas o secretário de estado da saúde de SP, Eleuses Paiva, e o governador do estado, Tarcísio de Freitas, além de profissionais da área da saúde, incluindo professores, pesquisadores e gestores.

 

Entre os homenageados, três instituições – o Instituto Butantan, o Instituto Todos Pela Saúde (ITpS) e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) –, além de outras 26 pessoas, que foram agraciadas com a medalha em reconhecimento à sua dedicação à gestão pública, considerada fundamental para moldar a saúde pública paulista.

 

Durante o evento também foi lançada a edição especial do Boletim do Instituto de Saúde (BIS), alusiva aos 35 anos do SUS em São Paulo, na qual foram publicados ensaios pelos próprios homenageados. Ao todo são 27 textos que, conjuntamente, ajudam a contar um pouco da história de implantação do SUS no estado, seus desafios e conquistas, bem como apontar caminhos possíveis para o aprimoramento do sistema.

A ex-diretora do Instituto de Saúde (IS), Luiza Sterman Heimann, foi uma das homenageadas, tendo sido representada por Tereza Etsuko da Costa Rosa, pesquisadora do IS e que atualmente dirige o instituto. Luiza dirigiu o IS em dois períodos, entre julho de 1985 e junho de 1987 (antes, portanto, da criação do SUS), e entre 2008 e 2023.

 

A edição especial do BIS “SUS São Paulo – 35 anos”, com textos e a lista completa dos homenageados, pode ser lida aqui.

 

 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado