Instituto de Saúde

Atenção primária à saúde é o tema do webinar do IS nesta quinta-feira, dia 06

31 de julho de 2020

Os desafios na APS para o enfrentamento da pandemia será o webinar do Instituto de Saúde, na quinta-feira 6 de agosto, às 10 horas, que irá abordar o papel da atenção primária à saúde no contexto da pandemia da COVID-19, com a presença de Arnaldo Sala - Coordenador da Área Técnica de Atenção Básica da Secretaria de Estado da Saúde - e Talitha Paula Resende Martins - médica de família e comunidade e Coordenadora Executiva da Atenção Básica do município de Araraquara, sob a moderação de Monica Martins de Oliveira Viana, pesquisadora científica do Instituto de Saúde.

“A estruturação da atenção primária tem o desafio de se estruturar para atender as múltiplas demandas que convergem neste momento da pandemia: desenvolver ações e enfrentamento à COVID-19, que incluem triagem, tratamento e monitoramento de pacientes com sintomas leves, apoio para que as famílias consigam realizar o distanciamento social e ações comunitárias voltadas para a prevenção do contágio. Tudo isso concomitantemente às tarefas relacionadas à continuidade do cuidado dos pacientes pertencentes a grupos prioritários e aos usuários com doenças crônicas e ao cuidado integral do território, com ênfase para questões como violência doméstica, uso excessivo de álcool, depressão, ansiedade e outras demandas que tendem a se agravar no contexto da pandemia", define a moderadora do encontro.

O evento pretende apresentar um panorama sobre as possibilidades de solução para esse desafio do ponto de vista tanto da gestão estadual quanto das municipais. Para isso, terá a presença de um gestor da APS estadual, Arnaldo Sala, e outra do município de Araraquara, Thalita Martins, para conhecer os principais obstáculos e as estratégias adotadas por eles em seus âmbitos de atuação.

De acordo com a Fundação Seade, Araraquara teve uma taxa de mortalidade de 1,2%, a menor do estado e uma das menores do Brasil. “A gente quer saber como foi estruturar essa rede e o papel da atenção primária dentro desse contexto”, pergunta Monica.

“Se, num momento anterior, São Paulo, o ABC e a Baixada Santista ganharam destaque devido ao grande número de casos e óbitos, agora a gente tem se deparado com as questões referentes à interiorização do coronavírus”, observa a pesquisadora do IS. Neste webinar teremos a oportunidade de aprofundar esse conhecimento olhando o estado de São Paulo por inteiro, permitindo uma visão ampla e um zoom em municípios do interior do porte de Araraquara.

Não perca o webinar Os desafios na APS para o enfrentamento da pandemia, nesta quinta-feira, 6 de agosto, às 16 horas no canal do IS no YouTube.