Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Adolescência e Juventude & Saúde Mental

16 de fevereiro de 2023

 

Livro integra a coleção Temas em Saúde Coletiva

 

 

O livro Adolescência e Juventude & Saúde Mental, integrante da coleção Temas em Saúde Coletiva, já está disponível para consulta e download gratuitos. A edição aborda a complexidade do cuidado em saúde mental para adolescentes e jovens, destacando a urgência de políticas e práticas adaptadas a essa faixa etária. Esta obra busca responder às necessidades emergentes da Política Nacional de Saúde Mental, com foco na melhoria dos serviços e na implementação de Redes de Atenção Psicossocial (RAPS) específicas para esse público.

 

A publicação examina a realidade da adolescência e juventude brasileira, discutindo as múltiplas facetas que influenciam a saúde mental, incluindo aspectos econômicos, raciais e de gênero, e como estes podem levar à estigmatização. Além disso, propõe uma reflexão sobre a integração desses jovens na sociedade, considerando suas necessidades e potenciais para o desenvolvimento de políticas públicas eficazes.

 

O livro também detalha o processo e os resultados de investigações sobre a eficácia de diferentes abordagens no cuidado à saúde mental de adolescentes e jovens como o suporte psicossocial, a prevenção e o manejo de crises, além da promoção de ambientes saudáveis e acolhedores em escolas e comunidades.

 

 

 

 

Núcleo de Comunicação Técnico-Científica

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado