Fórum sobre saúde da população negra promovido pelo IS foi realizado no 13º Congresso Paulista de Saúde Pública
No dia 31 de agosto ocorreu o fórum Lacunas do Conhecimento em Saúde da População Negra no 13º Congresso Paulista de Saúde Pública. O evento reuniu gestores e pesquisadores para discutir sobre lacunas do conhecimento para a gestão no campo da saúde da população negra, tema que, pela primeira vez, foi contemplado no edital Programa de Pesquisa para o SUS de São Paulo (PPSUS-SP).
O evento contou com Rosana Maria Nascimento Castro e Silva, do Departamento de Ciência e Tecnologia (DECIT) do Ministério da Saúde, apresentando a política de ciência e tecnologia do Ministério da Saúde, além dos editais nacionais sobre a área e o PPSUS, programa de fomento descentralizado à pesquisa em saúde criado em 2004 pelo DECIT.
Maritsa Carla de Bortoli (esquerda), Tereza Toma (centro) e Anna Volochko (direita) falaram sobre saúde da população negra
Também houve a presença de Maritsa Carla de Bortoli, diretora do Núcleo de Fomento e Gestão de Tecnologias de Saúde do IS, falando sobre o edital PPSUS-SP. Anna Volochko, da Coordenadoria da Área de Saúde da População Negra da Secretaria de Estado da Saúde e também pesquisadora do IS, falou das necessidades da saúde da população negra do estado de São Paulo. "Existem inúmeras diferenças entre a população branca e a negra, seja no metabolismo, nas questões sociais ou econômicas. Por isso, temos que investigar todas essas possibilidades", informou Anna.
O fórum teve coordenadoria de Luís Eduardo Batista, Anna Volochko e Tereza Toma, pesquisadores do Instituto de Saúde (IS), e ocorreu no Auditório Paula Souza, na Faculdade de Saúde Pública.
Núcleo de Comunicação Técnico-Científica