Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Pesquisa sobre tabagismo aponta queda do índice de fumantes no país

De acordo com o Ministério da Saúde, é a primeira vez que o porcentual de fumantes no Brasil se encontra abaixo dos 15%

O Ministério da Saúde (MS) divulgou no dia 10 de abril de 2012 os resultados da pesquisa realizada em 2011 pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (VIGITEL) acerca dos índices de tabagismo no Brasil. De acordo como levantamento, o porcentual de fumantes em todo o Brasil passou de 16,2% para 14,8%. Entre os homens, o porcentual ficou em 18,1% e entre as mulheres, 12%.


Segundo a pesquisa, as capitais com maior porcentual de fumantes são Porto Alegre, com 23%, Curitiba, com 20% e São Paulo, com 19%. As capitais com menor incidência se encontram no nordeste: Maceió, com 8%, João Pessoa e Salvador, ambas com 9%. A pesquisa também verificou que um quarto dos homens declarou ter abandonado o cigarro.


Em relação aos fumantes passivos, o Vigitel 2011 apontou que 11,8% deles moram com pelo menos uma pessoa que fuma dentro de casa, bem como 12,2% das pessoas que não fumam convivem com algum colega fumante no local de trabalho.


Já o Instituto Nacional do Câncer (INCA) constatou que pelo menos 2,6 mil não fumantes morrem no Brasil por ano devido a doenças provocadas pelo tabagismo passivo. Pessoas que não fumam, mas são expostas à fumaça do cigarro, têm 30% mais chance de desenvolver câncer de pulmão e 24% a mais de sofrer infarto e doenças cardiovasculares.

 

Núcleo de Comunicação Técnico-Científica

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado