FUNDAÇÃO PRÓ-SANGUE

A A A Tamanho do texto

Etapas da doação

O gesto da doação envolve também um processo lógico e bem estruturado com a finalidade de oferecer segurança e comodidade ao doador.
 
Veja abaixo as etapas da doação:
 
Cadastro
O candidato à doação apresenta documento original e oficial*, informa seus dados e recebe um código que o acompanha durante todo o processo da doação.
 
O atendente confere com o doador se estão corretos os dados, como endereço, telefone, e-mail e CEP.

* Todos os candidatos a doação deverão apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial. Caso no grupo tenham jovens entre 16 e 17 anos, verificar os documentos adicionais exigidos.
 

Teste de Anemia
Esse exame é feito para verificar se o candidato à doação possui nível de hemoglobina "dentro dos parâmetros de normalidade". Caso esteja abaixo ou acima dos valores normais, o candidato é orientado a procurar o serviço de saúde. Pessoas com anemia não podem doar.
 
 
Sinais Vitais e peso
São verificados o batimento cardíaco, pressão arterial, peso e temperatura do candidato.
 
 
Triagem Clínica
O candidato responde a uma entrevista confidencial, com o objetivo de avaliar se a doação pode trazer riscos para ele ou para o receptor. É fundamental responder corretamente e honestamente às perguntas.
 
 
Voto de autoexclusão
O doador faz uma opção confidencial respondendo SIM ou NÃO à seguinte pergunta: "Você apresenta situação de risco para doenças sexualmente transmissíveis", independentemente da resposta, o sangue será coletado, e todos os testes serão realizados. Porém, se a resposta for SIM, independentemente do resultado desses exames, a bolsa será descartada.
 
 
Coleta
É passada uma solução antisséptica no local onde será feita a punção. A coleta de sangue é totalmente segura, sendo utilizada uma agulha estéril, de uso único e descartável, para coletar cerca de 450ml de sangue e amostras para a realização de exames obrigatórios por lei.
 
 
Lanche
Após a doação, o doador recebe um lanche e um suco, que deverão ser consumidos na Cantina do posto de coleta.
 
 
Algumas orientações pós-doação:
  • manter o curativo no local por pelo menos 4 horas;
  • não ingerir bebidas alcoólicas;
  • evitar esforço físico; e
  • beber bastante líquido
 
O caminho da bolsa até a transfusão
O sangue doado é testado para hepatite B e C, HIV, HTLV I e II, Chagas e sífilis. Se um destes testes apresentar resultado alterado, o sangue doado não será utilizado para transfusão e o doador será convocado a retornar à Fundação Pró-Sangue para repetição dos exames. Caso ocorra inadequação das amostras, o doador também será convocado a repetir os exames.
 
A bolsa de sangue total coletada é fracionada em até quatro hemocomponentes (hemácias, plaquetas, plasma, crioprecipitado), podendo assim ajudar até quatro vida!
 
Os hemocomponentes são distribuídos aos hospitais abastecidos, de acordo com a necessidade dos pacientes, para atender diversos casos, como anemias agudas (hemorragias, acidentes, cirurgias de grande porte), diminuição do número de plaquetas (leucemias, quimioterapias), deficiência de fatores de coagulação (queimaduras, hemofilia B), entre outras doenças hematológicas.

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado