FUNDAÇÃO PRÓ-SANGUE

A A A Tamanho do texto

Estrutura Organizacional

Diretoria de Administração
  • Assessoria Jurídica: Responsável por fornecer orientação legal à Diretoria Executiva e aos Conselhos Curador e Fiscal, bem como pela defesa dos interesses da instituição em processos administrativos e judiciais.
  • Gestão de Apoio: Responsável pela Tecnologia de Informação (sistemas e equipamentos de informática e redes de comunicação), Serviços de Apoio (limpeza, segurança, telefonia, expedição e recepção de correspondência, entrega de hemocomponentes) e Manutenção e Instalação (equipamentos técnicos e prediais, instalações em geral).
  • Gestão de Suprimentos: Responsável pela administração de contratos de serviços e pelas aquisições, armazenamento e distribuição de equipamentos, produtos e insumos utilizados pela instituição.
  • Gestão de Recursos Humanos: Responsável pela administração de pessoal (admissão, folha de pagamento, férias, homologações, treinamento, benefícios, entre outros), treinamento e SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho).
  • Gestão Financeira: Responsável pelo controle dos recursos orçamentários, financeiros, patrimoniais, registros contábeis e faturamento.
     
Diretoria de Relações Externas e Intercâmbios
  • Divisão de Comunicação Corporativa: Responsável pela manutenção da imagem institucional, captação e fidelização de doadores voluntários de sangue, através da realização de campanhas de sensibilização, estabelecendo ações de comunicação com o doador para manter os estoques de sangue e hemocomponentes.
  • Divisão de Intercâmbio: Responsável pela inclusão de novos clientes (laboratórios, hospitais, clínicas e outros bancos de sangue), atendimento aos clientes ativos e ouvidoria dos clientes. Oferece também serviços de procedimentos hemoterápicos, exames sorológicos, controles de qualidade, exames pré-transfusionais, entre outros.
     
Diretoria Técnico-Científica
  • Divisão de Medicina Transfusional: Responsável pelo cadastro, pré-triagem, triagem, coleta de sangue e hemocomponentes, armazenamento e distribuição de hemocomponentes.
  • Divisão de Postos Externos e Agências Transfusionais: Responsável pelo cadastro, pré-triagem, triagem, coleta de sangue nos postos externos e nas agências transfusionais que fazem a preparação e liberação de hemocomponentes para transfusões.
  • Divisão de Imunematologia: Responsável pela realização e liberação de exames imunematológicos, pelo armazenamento e controle do banco de sangues raros bem como das bolsas fenotipadas, e pelo controle de qualidade dos reagentes utilizados pela área e agências transfusionais.
  • Divisão de Sorologia: Responsável pelos departamentos de triagem sorológica de doadores de sangue, do diagnóstico sorológico, do controle de qualidade, da biologia molecular e de pesquisa, os quais realizam os testes para doenças transmissíveis pelo sangue.
  • Divisão de Planejamento e Controle de Qualidade do Sangue: Responsável pelo processamento das bolsas coletadas e pelo controle de qualidade dos insumos e equipamentos utilizados pelas demais áreas, com exceção da sorologia e imunematologia.

Divisão de Planejamento e Controle de Qualidade do Sangue
O laboratório de controle de qualidade do sangue e hemocomponentes visa garantir a qualidade dos produtos finais obtidos no processamento de fracionamento do sangue total coletado, além de garantir a qualidade dos insumos necessários ao processamento.
 
As atividades desenvolvidas são:
  • Controle de qualidade do sangue total e dos hemocomponentes tais como: concentrados de hemácias, concentrados de hemácias filtradas, concentrados de hemácias lavadas, concentrados de plaquetas obtidas de sangue total, concentrados de plaquetas obtidas por aférese, plasma fresco congelado e crioprecipitado.
  • Pareceres técnicos em licitações e pregões, bem como inspeções de qualidade dos seguintes insumos: bolsas plásticas para coleta e armazenamento de sangue e hemocomponentes, filtros de bancada para remoção de leucócitos, luvas de procedimento, protetores faciais, etiquetas para código de barras de hemocomponentes, ribon e kits de aférese
  • Descrições técnicas dos materiais utilizados no Laboratório, Fracionamento e Estoque.
  • Elaboração e execução de protocolos de estudos para avaliação e validação de novos processos, tecnologias e equipamentos necessários para o controle de qualidade.
  • Capacitação e treinamento de funcionários e estagiários.
  • Participação efetiva no Sistema de Gestão da Qualidade, elaborando e revisando procedimentos operacionais padrões, avaliando e investigando não-conformidades, promovendo oportunidades de melhorias e controlando documentos do laboratório na gestão da qualidade.

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado