FUNDAÇÃO PRÓ-SANGUE

A A A Tamanho do texto

Plaquetas e Hemácias

Doação de Plaquetas
 
O sangue é composto de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, plasma e plaquetas. As plaquetas ajudam no controle de sangramentos e parte delas pode ser doada sem causar prejuízo algum à saúde do doador. O processo que permite a separação e a coleta específica de plaquetas chama-se aférese.
 
O procedimento de coleta de plaquetas por aférese consiste na retirada do sangue total do doador, separação dos componentes por meio de centrifugação, retenção de parte das plaquetas e retorno dos demais componentes do sangue para o doador.
Todo o processo dura cerca de 90 minutos.
 
A doação de plaquetas beneficia muitos pacientes, especialmente aqueles em tratamento para leucemias e outros tipos de câncer, os submetidos a transplante de medula óssea, a cirurgias cardíacas, as vítimas de trauma, dentre outros.

Pode ser realizada a cada 72 horas, não ultrapassando 4 doações ao mês e 24 doações ao ano. O intervalo mínimo entre uma doação de sangue total e uma doação de plaquetas é de 56 dias. A reposição das plaquetas pelo organismo é rápida e ocorre em torno de 48 horas.

Quem pode doar plaquetas?

Os mesmos requisitos exigidos para doação de sangue também são aplicados para a doação de plaquetas por aférese. Entretanto, é necessário que o doador seja avaliado previamente quanto às condições de acesso venoso necessárias para a realização do procedimento. A correlação peso e altura do doador também deve ser avaliada. Somente mulheres nuligestas (que nunca engravidaram) podem doar plaquetas por aférese. Além disso, o doador não deve ter feito uso de aspirina, AAS ou anti-inflamatórios não hormonais nos três dias que precedem a doação.

Outras informações e agendamento: 4573-7500, nos ramais 7510 ou 7621 ou pelo Alô Pró-Sangue 0800-55-0300. Se preferir, envie uma mensagem para doadores.especiais@prosangue.sp.gov.br.
 
 
Doação de Hemácias Duplas
 
Você sabia que existe uma doação que pode duplicar o número de vidas salvas?

Exatamente. Trata-se da doação de dois concentrados de hemácias por aférese. Por meio desse procedimento, é possível obter duas bolsas de hemácias em uma só doação. Se uma bolsa de hemácias pode salvar uma vida, esta modalidade de doação pode salvar duas!

Doação de duplo concentrado de hemácias por aférese
O sangue é composto de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, plasma e plaquetas. O concentrado de hemácias, composto por glóbulos vermelhos, é essencial no atendimento de pacientes com anemias decorrentes de acidentes, doenças malignas, perdas cirúrgicas, entre outras.
A aférese é um procedimento seguro que permite a coleta seletiva de componentes do sangue, sem causar prejuízo à saúde do doador.

Como é feita a doação de duplo concentrado de hemácias por aférese?
É muito simples. Através de uma punção, o sangue é aspirado para um circuito descartável, instalado no interior de um equipamento, no qual ocorrerá a separação do sangue nos seus diversos componentes. O equipamento irá reter apenas parte das hemácias, devolvendo para o doador as células restantes, plasma, glóbulos brancos e plaquetas. Todo o processo dura cerca de 30 minutos.

Doar duplo concentrado de hemácias é seguro?
Sim, é inteiramente seguro. Não existe nenhum risco de adquirir qualquer doença infecciosa através da doação de sangue ou de duplo concentrado de hemácias. Todo o material utilizado nas doações é estéril, descartável e de uso único. Ou seja, é utilizado apenas para a sua doação. Além disso, o organismo demora cerca de um mês para repor as hemácias doadas. Contudo, de acordo com as normas de segurança para a doação de duplo concentrado de hemácias, o intervalo para uma nova doação é um pouquinho maior: 120 dias para homens, e 180 dias para mulheres. Passado esse período, você estará apto para fazer nova doação.

Quem pode doar duplo concentrado de hemácias?
Os mesmos requisitos exigidos para doação de sangue também são aplicados para a doação de duplo concentrado de hemácias por aférese. A única restrição que se faz é que o doador tenha peso acima de 70 quilos e o teste de anemia, que é feito no dia da doação, apresente valores mais elevados que os aplicados para as doações regulares de sangue.
 
Por que doar duplo concentrado de hemácias por aférese?
Trata-se de uma boa maneira de manter os estoques de hemácias para os hospitais e pacientes que necessitam das bolsas de sangue para transfusão, oferecendo ao mesmo tempo maior eficácia. Através dessa forma de doação, é possível obter uma quantidade maior de hemácias a partir de uma única doação. Isso se torna bem útil, principalmente quando há necessidade de sangue fator RH negativo, que apresenta menor prevalência na população brasileira.
 
Através desse tipo de doação, você estará suprindo as necessidades transfusionais de forma mais pontual com o máximo aproveitamento do seu tempo, ou seja, em uma única visita à Pró-Sangue sua doação vale por duas.
 
Informações
Se você desejar mais informações sobre o assunto ou quiser agendar uma doação de hemácias duplas por aférese, ligue para 4573-7500 ramal 7621 ou envie um e-mail para doadores.especiais@prosangue.sp.gov.br.

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado