Coordenadoria de Controle de Doenças

A A A Tamanho do texto

Apresentação

Programa


O Programa de Pós-Graduação em Ciências, vinculado à Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo – PPG-CCD/SES-SP, é recomendado pelo Conselho Técnico Científico da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES e reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação desde 2000, Portaria MEC Nº 609, de 14 de março de 2019 publicada em 18 de março de 2019.

São oferecidos os cursos de Mestrado e Doutorado em Ciências na modalidade stricto sensu, em duas Áreas de Concentração: Pesquisas Laboratoriais em Saúde Pública e Vigilância em Saúde Pública.

O Programa visa formar e qualificar profissionais com distintas formações acadêmicas para atuação nas áreas de assistência, pesquisa científica, docência em saúde além de habilitá-los para investigação e solução de problemas nos serviços públicos ou privados de saúde, para a organização e a gerência locais, nos quais se realizam as atividades concernentes à Saúde Pública. Esse caráter multiprofissional incorpora e integra conhecimentos que asseguram a visão multidisciplinar compatível com as atuais demandas sociais e nas práticas em epidemiologia, vigilâncias epidemiológicas e sanitária, pesquisas clínicas, práticas laboratoriais, ensino e comunicação em saúde.
 

Instituições


O Programa conta com corpo docente de grande expertise acadêmica e científica atuando em renomadas instituições como o Instituto Adolfo Lutz (IAL), o Instituto Pasteur (IP), o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), o Instituto de Infectologia Emílio Ribas (IIER) e o Instituto Butantan (IB).
 

Histórico


O Programa de Pós-Graduação em Ciências que integra instituições da Secretaria de Estado da Saúde iniciou as atividades em 2000 após aprovação da CAPES, na antiga Coordenação dos Institutos de Pesquisa (CIP), atual Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD) com base na experiência acumulada pelas instituições que se reflete na produção de conhecimento reconhecido nacional e internacionalmente.

As Instituições que compõem o PPG-CCD permeiam a História da Saúde Pública em São Paulo. Em sua maioria são instituições centenárias, originadas desde a criação do Serviço Sanitário de São Paulo, em 28 de outubro de 1891, e posteriormente com a organização dos laboratórios de Bacteriologia e o de Análises Químicas e Bromatológicas, atualmente Instituto Adolfo Lutz; o Desinfectório Central e o Instituto Vacinogênico, hoje denominado Instituto Butantan com a produção de vacinas e soros e o Instituto de Infectologia Emílio Ribas no atendimento a pacientes com doenças infectocontagiosas.

À época, essas instituições respondiam pelo controle de medicamentos, saneamento das localidades e habitações, fiscalização do exercício profissional e elaboração de estatísticas demográfico-sanitárias, pesquisas em doenças infectocontagiosas entre outras questões referentes à Saúde Pública no Estado. A elas vinculam-se figuras de renomados pesquisadores como Adolpho Lutz, Emilio Ribas, Vital Brazil e Oswaldo Cruz.
 

Infraestrutura


As atividades de pesquisa são realizadas nos laboratórios e clínicas dos Institutos de Pesquisa vinculados ao PPG-CCD e em outras instituições parceiras. Os Institutos Adolfo Lutz e Pasteur possuem laboratórios de segurança nível 3. Cada um deles detêm Bibliotecas de grande tradição e vasto acervo.

As aulas teóricas, seminários e exames de qualificação ocorrem em salas de aulas e auditórios localizados na CCD, equipadas com tela de projeção, notebook, data show, sistema de som, flip chart, lousa e ar condicionado.
 

Teses e dissertações


Pesquisa | Secretaria de Estado da Saúde - BVS (bvsalud.org)
 

Comissão de Pós-Graduação – Coordenadoria de Controle de Doenças – CPG – CCD


Edlaine Faria de Moura Villela (Coordenadora PPG)

Cyro Alves de Brito (Vice-Coordenador PPG)

Nilton José Fernandes Cavalcante

Adriana Luchs

André Gustavo Tempone Cardoso

Manoel Carlos Sampaio de Almeida

Ivy Luizi Rodrigues de Sá
 

Comissão de Pós – Graduação da Área de Pesquisa Laboratoriais em Saúde Pública – CPG PLSP


Cyro Alves de Brito - Coordenador de Área

Rosângela Siqueira de Oliveira

Cristina Silva Meira Strejevitch
 

Comissão de Pós-Graduação da Área de Vigilância em Saúde Pública – CPG – VSP


Adriana Luchs - Coordenadora de Área

Samanta Etel Treiger Borborema

Ana Freitas Ribeiro

Erica Chimara

Cristiano Correa de Azevedo Marques
 
Representantes Discentes

Felipe Corrêa Rezende de Souza – PLSP

Alessandra Lucchesi de Menezes Xavier Franco - VSP
 
Contato

Secretaria Geral

Contato: Tirces Francine Guilherme Martins

Endereço: Av. Dr. Arnaldo, 351 - 12ºandar - Sala 1228

CEP: 01246-900 - São Paulo – SP

Tel/Fax.: (11)3066-8791
 

 

* atualizado 21/03/2024

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 


 


 

 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado