Coordenadoria de Controle de Doenças

Semana Nacional de Mobilização pela Saúde das Mulheres e Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna

Semana Nacional de Mobilização pela Saúde das Mulheres

A Semana Nacional de Mobilização pela Saúde das Mulheres foi instituída por meio da Portaria nº 1.179, de 27 de abril 2018 e neste ano será celebrada de 24 a 31 de maio Esta iniciativa tem como estratégia nacional mobilizar os gestores, profissionais de saúde, usuárias do Sistema Único de Saúde-SUS e sociedade civil sobre a importância e necessidade de promover, proteger e dar suporte a medidas de acesso e qualidade à atenção integral à saúde das mulheres.

A cada ano, será enfatizado um tema numa abordagem ampliada à saúde da mulher. O tema, relacionado a um dos eixos de atenção à saúde da mulher, ou seja, obstétrico, saúde sexual e saúde reprodutiva, atenção clínico-ginecológica e climatério, mulheres e adolescentes em situação de violência, câncer do colo do útero e mama e atenção à saúde de segmentos específicos da população feminina, terá uma discussão focada no cuidado integral, integrado entre as áreas e eixos, e humanizado. Serão enfatizadas ações para implementação de melhorias e monitoramento de resultados dos indicadores de saúde em âmbitos municipal, estadual e federal.

O tema abordado para a primeira campanha será Mortalidade Materna. Desta forma, o Departamento de Ações Estratégicas e Programáticas/SAS/MS, por meio da Coordenação - Geral de Saúde das Mulheres, programou a Semana de Mobilização Nacional pela Saúde das Mulheres, que ocorre de 24 a 31 de maio, cujo tema principal será o Lançamento pelo Ministério da Saúde da Meta de Redução da Mortalidade Materna para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2015/2030.

Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna

Em 28 de maio é celebrado o Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna, data que visa promover o debate nacional sobre a importância dos cuidados para a saúde da mulher e fortalecer a necessidade de políticas públicas que ajudem a garantir condições médicas de qualidade para as gestantes.

Nesta data ainda é celebrado o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher, iniciativa que teve início durante o IV Encontro Internacional Mulher e Saúde, na Holanda, em 1984.

A diminuição da mortalidade materna é uma das principais metas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre as principais causas de morte materna no mundo estão: hemorragia grave, hipertensão na gestação, infecções, complicações de abortos e coágulos sanguíneos.

A Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (Sogesp), em parceria com o Comitê Estadual de Vigilância à Morte Materna, Infantil e Fetal (CEVMMIF-SES-SP), lançou vídeo com informações sobre a mortalidade materna  e metas de redução a serem atingidas.

Assista ao vídeo aqui