Coordenadoria de Controle de Doenças

A A A Tamanho do texto

Casos de Infecções causadas pelo novo coronavírus no Reino Unido

 

11 Fevereiro 2013

 O Reino Unido informou à Organização Mundial da Saúde - OMS - um caso confirmado de infecção causada  pelo novo coronavírus (NCoV). O caso é um morador do Reino Unido que desenvolveu sintomas da doença no dia 26 de janeiro de 2013. Investigações laboratoriais de amostras respiratórias mostraram  também  infecção com o vírus da Influenza A(H1N1)pdm09 e confirmaram a infecção pelo novo NCoV. Ele está hospitalizado em unidade de cuidados intensivos.

 

Investigações preliminares mostraram que o paciente tinha histórico de viagens ao Paquistão e à Arábia Saudita. As investigações sobre o caso continuam.

 

A Agência de Proteção à Saúde (HPA) instituiu medidas restritivas de controle de infecção ao redor do paciente e identificaram contatos que podem ter sido expostos ao paciente durante sua doença.

 

Este é um caso esporádico e não altera a atual avaliação de risco referente ao NCoV feita pela OMS, porém o novo caso indica que o vírus é persistente. Até o dia 11 de fevereiro de 2013, um total de 10 casos confirmados de infecção humana  com o  novo coronavirus foram notificados à OMS.

 

Com  base na situação atual e com a informação disponível, a OMS estimula todos os Estados Membros a continuar a vigilância sobre as infecções respiratórias agudas (SARI) e cuidadosamente revisar quaisquer padrões incomuns. Os testes para o novo coronavirus em pacientes com pneumonias inexplicadas ou com doença grave, progressiva ou complicada que não respondam a tratamento devem ser considerados, especialmente se ocorrerem em pessoas que residam ou estejam retornando da península Arábica e países vizinhos.

 

Quaisquer clusters de SARI ou ocorrência de SARI em profissionais de saúde deve ser imediatamente investigada, a despeito do local do mundo em que venham a ocorrer.

 

Novos casos e clusters humanos devem ser imediatamente notificados às autoridades nacionais e à OMS.

 

A OMS não aconselha triagens especiais em pontos de entrada nos países em razão deste evento nem recomenda quaisquer restrições a viagens ou ao comércio.

 

 

13 de fevereiro de 2013

O Reino Unido confirmou outro caso de infecção causado pelo novo coronavírus (NCoV). O paciente é morador do Reino Unido e é parente do caso anunciado em 11 de fevereiro de 2013.

 

O caso mais recentemente confirmado não tem histórico de qualquer viagem recente para fora do Reino Unido e está, no momento, hospitalizado em unidade de cuidados intensivos. Entende-se que o paciente tem condições médicas pré-existentes que podem ter aumentando sua suscetibilidade a infecções respiratórias.

 

O caso confirmado do NCov ocorreu em uma pessoa sem histórico recente de viagem, o que indica que a infecção foi contraída no Reino Unido. Até o momento,  evidências de transmissão de pessoa para pessoa foi limitada. Embora o caso seja sugestivo de ocorrência de transmissão de pessoa para pessoa, com base nas atuais evidências o risco desse tipo de transmissão, sustentada, parece ser bastante baixo.

 

A Agência de Proteção à Saúde (HPA) está acompanhando todos os comunicantes próximos (familiares e profissionais de saúde) que possam ter sido expostos a qualquer um desses novos dois casos confirmados.

 

Até o dia 13 de fevereiro de 2013, um total de 11 casos confirmados de infecção humana com o NCoV foram notificados à OMS, sem alteração no número de óbitos, permanecendo as mesmas cinco mortes registradas desde abril de 2012.

 

Com base na atual situação e nas informações disponíveis, a OMS estimula que todos os Estados Membros continuem a vigilância das infecções respiratórias agudas graves (SARI) e revisem, cuidadosamente, quaisquer padrões incomuns. Os testes para identificação do novo coronavirus devem ser  considerados para pacientes com pneumonias não explicadas, ou que ocorram em pacientes com doença respiratória grave, progressiva ou complicada que não respondam a tratamento.

 

Quaisquer clusters de SARI ou ocorrência de SARI em profissionais de saúde devem ser detidamente investigados, a despeito do local do mundo em que tenham ocorrido.

 

Novos casos e clusters de NCoV devem ser imediatamente notificados tanto às autoridades nacionais como à OMS.

 

A OMS não recomenda triagens especiais em pontos de entrada, com referência a esse evento e também não recomenda quaisquer restrições a viagens ou ao comércio.

 

A OMS continua a monitorar detidamente a situação.

 

 

Ocorrência de novo coronavirus no Reino Unido: relato de 23 de setembro de 2012

 

No dia 22 de setembro de 2012, o Reino Unido informou à OMS a ocorrência de um caso de síndrome respiratória aguda, com falência renal, relacionado a histórico de viagem à Arábia Saudita e ao Qatar.

 

O caso ocorreu em um homem anteriormente saudável, de 49 anos, natural do Qatar que apresentou sintomas no dia 3 de setembro de 2012, com histórico de viagem à Arábia Saudita e ao Qatar anterior ao início da doença. No dia 7 de setembro foi internado em unidade de cuidados intensivos em Doha, no Qatar. NO dia 11 de setembro, foi transferido de lá para o Reino Unido em avião ambulância. A Agência de Proteção à Saúde do Reino Unido (HPA) realizou testes laboratoriais e confirmou a presença de um novo coronavirus.

 

A HPA comparou informações obtidas a partir da amostra clínica coletada do paciente com a de uma sequência viral  previamente obtida pelo Centro Médico da Universidade Erasmus, na Holanda. Esse isolado foi obtido do tecido pulmonar de um caso fatal ocorrido em um Saudita de 60 anos. Essa comparação revelou 99.5% de identidade, com um nucleótido descombinado nas regiões comparadas.

 

Os coronavirus são uma grande família de vírus que inclui os que causam o resfriado comum e a SARS. Sendo este um novo coronavirus, a OMS está, no mento, ontendo maiores informações para determinar as implicações destes dois casos confirmados para a saúde pública.

 

Fonte: Organização Mundial da Saúde

http://www.who.int/csr/don/2012_09_23/en/index.html

 

Informações complementares também no  Centro de Controle de Doença (CDC de Atlanta/EUA)

http://www.cdc.gov/Features/novelcoronavirus/

 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado