Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP

A A A Tamanho do texto

Diretrizes de Implantação

PROPOSTA PARA AMPLIAÇÃO DA IMPLANTAÇÃO DE TESTES RÁPIDOS NO  ESTADO DE SÃO PAULO
 
O processo de implantação de testes rápidos tem início no estado de São Paulo, como em todo o Brasil, nas maternidades através do Projeto Nascer Maternidades por volta de 2001.

Apenas em 2006 inicia-se a utilização e implantação do teste rápido de HIV com finalidade diagnóstica.

No estado de São Paulo entre 2007 e 2012 foram capacitadas aproximadamente três mil profissionais de saúde de nível superior provenientes de 145 municípios diferentes. Estas capacitações foram realizadas pelo conjunto de multiplicadores do estado atuantes nos polo de São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, São Paulo, São Bernardo do Campo, Araraquara e Franca.

Os serviços prioritários na implantação de testes rápidos anti-HIV utilizados para diagnóstico (TRD HIV) são Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), Serviços de Assistência Especializada - que acompanham portadores do HIV (SAE), Serviços de Referência de Tuberculose, Prontos Socorros, Centros de Detenção Provisória (CDP), Penitenciárias, Maternidades, CAPS- AD.

Os demais testes rápidos de triagem de sífilis, hepatites B e C, no estado de São Paulo, têm sua implantação iniciada em 2009  nos CTA e nos SAE que já possuíam o TRD HIV implantado.

A partir de 2012 com a implantação do Projeto da Rede Cegonha em nível nacional amplia-se abruptamente a demanda por capacitações de profissionais de saúde para a realização de testes rápidos na rede de serviços da Atenção Básica.

Tendo em vista a necessidade de resposta à demanda de implantação de testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites B e C em todo o estado de São Paulo apresentaremos três estratégias que de forma sinérgica, em seu conjunto, visam atender esta demanda.

Compartilhando responsabilidades & implantando novas estratégias de capacitação

As  três principais estratégias são:

  1. Capacitação de multiplicadores nos 145 municípios que recebem verba de incentivo para o controle da aids para possibilitar incremento no número de profissionais capacitados para realização de testes rápidos em todo o estado.
  2. Elaboração e oferta de cursos à distância (EAD) com momentos presenciais - capacitação de profissionais de saúde para realização e implantação de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C no estado de São Paulo.
  3. Fortalecimento da autonomia dos municípios na possibilidade de avaliar recursos locais e utilizar os instrumentos, materiais e estratégias disponíveis para capacitação de profissionais de saúde para realização e implantação de testes rápidos e HIV, sífilis e hepatites B e C no estado.

Esta proposta foi apresentada e discutida no dia 13 de novembro de 2012 em reunião com representantes do conjunto de multiplicadores do estado nos polos de capacitação atuantes em São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, São Paulo (PM DST/AIDS SP), Franca/Araraquara, São Bernardo do Campo, representação do Instituto Adolfo Lutz, Interlocutores de DST/AIDS nos Grupos de Vigilância Epidemiológica, e coordenadores municipais de DST/AIDS de municípios prioritários com testes rápidos implantados. Compareceram aproximadamente 50.

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado