Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP

A A A Tamanho do texto

SP LANÇA GUIA PARA PREVENÇÃO DE TUBERCULOSE PARA PACIENTES COM HIV E PREMIA UNIDADES

Evento em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose terá premiação para municípios e serviços de saúde que intensificaram a busca de casos da doença

 

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, por meio do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids-SP e  da Divisão de Tuberculose do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), lança nesta terça-feira, dia 28 de março, um guia para prevenção e tratamento da tuberculose em pessoas vivendo com HIV.
 

O material, de fácil acesso e manuseio, foi elaborado para orientar profissionais de saúde da rede pública para um atendimento mais especializado e humanizado dos pacientes soropositivos. A tuberculose é uma das principais causas do óbito de pessoas com HIV e as chances da doença se manifestar nesses pacientes é de 20 a 30 vezes maior do que em quem não tem o vírus.


O guia traz informações sobre prevenção, rastreamento, diagnóstico e tratamento da tuberculose e alerta para o impacto da população com HIV na cadeia de transmissão da doença. O material é lançado em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, que ocorreu no dia 24 de março.


¿O óbito geralmente ocorre nos primeiros dois meses de tratamento, razão pela qual a rapidez no diagnóstico da tuberculose é fundamental, bem como o diagnóstico de HIV entre aqueles com TB¿, observa Maria Clara Gianna, coordenadora do Programa Estadual DST/Aids-SP.

Também nesta terça-feira, dia 28, os municípios, serviços de saúde e centros de vigilância epidemiológica do estado que intensificaram a busca de casos da doença serão premiados em evento realizado no Centro de Convenções Rebouças, zona oeste da capital. O evento acontece às 9h00.


A Secretaria alerta ainda para a necessidade de envolver todas as esferas da sociedade na luta contra a tuberculose.

 ¿É importante reforçar que a meta é eliminar a doença, ou seja, atingir menos de 10 casos por cem mil habitantes no ano de 2035 e, em 2050, menos de um caso por um milhão de habitantes¿, afirma a Dra. Vera Galesi, da Divisão de Tuberculose da Secretaria de Estado da Saúde.

Em 1998 foram registrados 49,3 casos a cada 100 mil habitantes, já em 2016 o número caiu para 38,1 casos por 100 mil habitantes, representando uma que de 23% no estado de São Paulo.

Sintomas, transmissão e prevenção da doença

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, que afeta prioritariamente os pulmões, mas pode atacar outros órgãos ou sistemas. Vale esclarecer que a apresentação pulmonar é mais relevante para saúde pública, já que é a principal responsável pela transmissão da TB, que acontece quando um indivíduo, infectado, ao falar, espirrar ou tossir, lança no ar partículas com a doença.

Para prevenir a doença é necessário imunizar as crianças ao nascer, ou, no máximo, até 04 anos, 11 meses e 29 dias com a vacina BCG. É importante destacar que a vacina está disponível, gratuitamente, nas salas de vacinação das redes de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo maternidades.
 
Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo
Assessoria de Imprensa
(11) 3066-8701 / 8702 / 8707 / 8708 / 8709 / 8712 / 8253 / 8337 / 8064 / 8711
 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado