Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP

A A A Tamanho do texto

SECRETARIA DA SAÚDE PROMOVE TESTAGEM NA EROTIKA FAIR

A 23ª Erótika Fair, em parceria com a Coordenação Estadual DST/Aids-SP, ofertará a seus participantes o teste rápido de HIV por fluido oral durante o evento a ser realizado nos dias 1, 2 e 3 de abril, das 11 às.20h30, no Pro Magno Centro de Eventos (Av Professora Ida Kolb, 513, Casa Verde). Serão ofertados 1500 testes.

 

Desde 2014, a Secretaria Estadual da Saúde-SP, através da Coordenação Estadual de DST/Aids, realiza ações de prevenção e testagem junto ao público da Erótika Fair. "A  testagem tem por objetivo incentivar o diagnóstico precoce da infecção pelo vírus HIV e  tornar os testes conhecidos e acessíveis aos participantes do evento", observa Maria Clara Gianna, coordenadora do Programa Estadual DST/Aids-SP. "A atividade é importante também para  incentivar e conscientizar os empresários do mercado erótico a incorporar práticas educativas de prevenção em seus sexshops
", comenta.

 

Para Tânia Regina Correa de Souza, uma das organizadoras da atividade, "quanto mais cedo você descobrir que tem o vírus, maior a possibilidade de sucesso do tratamento". A aids por enquanto não tem cura, mas o tratamento permite viver bem, por muito tempo. "Se você tem o HIV e não sabe, além de não se tratar, pode transmitir o vírus involuntariamente", declara.

 

O teste é indicado para todas as pessoas com vida sexualmente ativa. O Serviço de Vigilância Epidemiológica da Coordenação Estadual DST/AIDS-SP verificou que o fenômeno mais importante desta última década no que se refere à epidemia de AIDS é o aumento do número de casos entre homens que fazem sexo com homens. Em 2008 eram 1.471 casos de aids em HSH, em 2013, 1.549. Esse segmento é o único que têm aumentado sua participação proporcional e absoluta no total de casos, ao contrário dos demais tipos de exposição ao HIV que tem apresentado queda - mulheres, crianças, homens heterossexuais, usuários de drogas injetáveis e pessoas transfundidas.

 

Durante o evento, os participantes que fizerem o teste terão, além de acesso ao preservativo, informações sobre a Profilaxia Pré-exposição. Trata-se de um recurso que utiliza os medicamentos antirretrovirais por 28 dias, para prevenir a infecção em relações desprotegidas. Esta medida deve ser iniciada o mais breve possível após a exposição de risco, no máximo em 72 horas. É indicado principalmente para populações mais vulneráveis (homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo, usuário de drogas).

 

Você pode fazer o teste durante o ano todo nos 130 Centros de Testagem de Aconselhamento (CTA) do estado de São Paulo. Saiba onde fazer o teste - Disque DST/Aids: 0800 16 25 50 - www.crt.saude.sp.gov.br

 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado