Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP

A A A Tamanho do texto

GUIA PREVENÇÃO COMBINADA:NOVOS TEMPOS, NOVAS TECNOLOGIAS

Lançamento: 25/11, 9h, no CRT DST/Aids-SP

 

Estudos indicam alta prevalência da infecção pelo HIV em populações vulneráveis. Desde 2008, a epidemia tem crescido entre homens que fazem sexo com homens (HSH). A proporção da categoria de exposição HSH aumentou de 30,3% em 2007 para 44,8% em 2014, percentual semelhante ao final da década de 1980.

 

Diante deste contexto, técnicos da Coordenação Estadual DST/Aids-SP elaboraram um guia sobre Prevenção Combinada para orientar profissionais de saúde que trabalham no campo das IST/Aids. O Guia será lançado no próximo dia 25 de novembro, às 9 horas, no CRT DST/Aids, durante a abertura da 9ª. Campanha de Testagem Fique Sabendo.

 

Desde o início da epidemia de Aids a promoção do uso do preservativo tem sido a principal estratégia  empregada para a prevenção da infecção pelo HIV no Brasil. ¿Esse cenário vem se modificando ao longo do tempo na medida em que outras estratégias comportamentais e tecnologias biomédicas de prevenção começam a se mostrar efetivas e disponíveis para a população¿, explica Artur Kalichman, coordenador adjunto do Programa Estadual DST/Aids-SP. Ainda que a promoção do uso do preservativo continue sendo a principal estratégia de prevenção ela não pode ser mais a única.  Entende-se por Prevenção Combinada um conjunto de medidas e estratégias que ajudam as pessoas a se previnir da infecção pelo HIV: Testagem, camisinha, Profilaxia pré exposição, Profilaxia pós exposição, tratamento como prevenção, práticas de menos risco fazem parte das estratégias da prevenção combinada..

 

Para Maria Clara Gianna, coordenadora do Programa Estadual DT/Aids-SP, a Prevenção Combinada deve ser vista sob três aspectos: como uma combinação de diferentes estratégias comportamentais e/ou biomédicas de prevenção  em diferentes momentos da vida de uma pessoa; como uma estratégia de prevenção que deve ser combinada com a pessoa que  irá utilizá-la, a partir da sua realidade e dentro das suas possibilidades, num processo de aconselhamento dialogado e não prescritivo e como uma estratégia orientada pelo respeito aos direitos humanos e a autonomia das pessoas, e por políticas públicas que garantam acolhimento, informação e acesso aos serviços de saúde e aos insumos de prevenção, principalmente para as pessoas mais vulneráveis.  ¿Da mesma forma que combinar diferentes estratégias aumenta a chance de êxito técnico da prevenção é fundamental que essas estratégias sejam combinadas e façam sentido para quem as vai utilizar no dia a dia e assim aumentar o seu sucesso na prática¿, conta.

 

O Guia tem como proposta compartilhar com usuários e pacientes todos os conhecimentos que temos sobre as formas de prevenção, sobre as práticas sexuais e de uso de drogas mais seguras e sobre aquelas de maior risco  para a aquisição de  infecção pelo HIV para que cada um, com nosso auxílio, e de posse de todas as informações possa avaliar seu grau de vulnerabilidade, tomar decisões e fazer escolhas quanto à melhor maneira de se prevenir da infecção.

  

Neste material existem informações básicas sobre as várias estratégias comportamentais e biomédicas para a prevenção da infecção pelo HIV e como utilizá-las na perspectiva da prevenção combinada e também referências de onde encontrar informações adicionais  sobre cada uma delas. Esperamos que esse material ajude profissionais de saúde que a incorporar na sua prática de aconselhamento as estratégias de prevenção combinada.

 

Saiba mais sobre o tema no site: www.crt.saude.sp.gov.br


Download do guia: 
http://www.saude.sp.gov.br/resources/crt/publicacoes/publicacoes-download/guia_basico_de_prevencao_combinada_2.pdf


Disque DST/Aids: 0800 16 25 50

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado