Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP

A A A Tamanho do texto

2ª SEMANA PAULISTA DE MOBILIZAÇÃO CONTRA A SÍFILIS

Sífilis Congênita "Juntos Podemos Mudar Esta Realizadade" - 24 a 28 de abril

Convidamos a todos os gestores municipais, coordenadores municipais da Atenção Básica e de DST-AIDS, diretores de DRS e GVE, Articuladores Regionais de Atenção Básica e Saúde da Mulher, Interlocutores Regionais de DST-AIDS, Representantes da Sociedade Civil e demais profissionais de saúde a participarem desse evento.

 

No ano passado, foi lançada a "Semana Paulista de Mobilização Contra a Sífilis", pela Comissão Intergestora Bipartite do estado de São Paulo. Este ano, dando continuidade a estas atividades, estaremos realizando a "2ª Semana Paulista de Mobilização Contra a Sífilis", no período de 24 a 28 de abril. No dia 26 de abril, será realizado o evento Sífilis Congênita: "JUNTOS PODEMOS MUDAR ESTA REALIDADE" no Espaço Hakka, destinado aos gestores e profissionais de saúde.

 

Embora a sífilis congênita seja um agravo em eliminação, o número de casos continua crescendo no país. Em 2015, no Brasil, foram notificados 19.228 casos de sífilis congênita em menores de 1 ano de idade, sendo 43% residentes na região Sudeste. No estado de São Paulo, no mesmo ano, foram notificados 3.437 casos, que correspondeu a uma taxa de incidência de 5,4 casos por mil nascidos vivos. A taxa de incidência aumentou quatro vezes, quando comparados os anos 2009 e 2015 (de 1,4 para 5,4 casos/1000 NV). Do total de casos do Estado, 10% (N=354) foram abortos, natimortos e óbitos por sífilis congênita. Lembramos que a sífilis congênita é um agravo totalmente prevenível e com medidas de baixo custo. 

As ações para eliminação da sífilis congênita encontram-se na atenção básica, na prevenção da sífilis em mulheres em idade fértil, em gestantes e nos parceiros sexuais, através de diagnóstico precoce, tratamento oportuno e adequado.

 

Convidamos a todos os gestores municipais, coordenadores municipais da Atenção Básica e de DST-AIDS, diretores de DRS e GVE, Articuladores Regionais de Atenção Básica e Saúde da Mulher, Interlocutores Regionais de DST-AIDS, Representantes da Sociedade Civil e demais profissionais de saúde a participarem desse evento.

Formulário de Inscrição:

http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=31253


 

Programação Preliminar

 

1. Abertura - 9h às 9h30
- Secretário da Saúde do Estado de São Paulo
- Presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo- COSEMS
- Coordenação do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde
- Coordenação do Programa Estadual de DST/Aids de São Paulo - CCD-SES-SP
- Coordenação da Atenção Básica - SES - SP


2. Tema 1 - 9h30 às 10h20
- Situação epidemiológica da Sífilis em crianças e gestantes no Estado de São Paulo - Carmen Silvia B. Domingues - Programa Estadual
DST/Aids - SP


3. Tema 2 - 10h20 às 11h10
Assistência pré-natal e a sua importância no combate à sífilis - Arnaldo Sala - Coordenador da Atenção Básica - SES-SP


4. Tema 3 - 11h10 às 11h30
-A Sífilis congênita e os instrumentos de Planejamento Estadual - Carolina Zanatta - Coordenação de Planejamento de Saúde - SES - SP


5. Debate - 11h30 às 12h30


6. Almoço - Almoço às 12h30


7. Tema 5 - 14h às 15h
-Diretrizes, objetivos e metas para o enfrentamento da Sífilis no Plano Municipal de Saúde; e ações prioritárias de combate a Sífilis
congênita na Programação Anual de Saúde - Aparecida Linhares Pimenta - COSEMS


8. Debate - 15h às 16h
 

9. Encerramento - 16h

 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado