Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Pré-lançamento do BIS e seminário abordaram diversidade sexual e de gênero

19 de março de 2019

 

 

Nesta sexta-feira (15), no auditório Walter Leser, aconteceu o seminário e o Pré-lançamento do Boletim do Instituto de Saúde (BIS) com o tema da “Diversidade sexual e de gênero”.

 

A abertura do evento contou com Déborah Malheiros (Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo e Comitê de Atenção à Saúde Integral LGBT/SES-SP), Alexandre Saadeh (AMTIGOS/Instituto de Psiquiatria/HC/USP), Cassio Rodrigo (ex-Coordenador Estadual de Políticas de Diversidade Sexual da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo) e Regina Figueiredo (Instituto de Saúde e Comitê de Atenção à Saúde Integral LGBT/SES-SP), uma das organizadoras do número da revista. A mesa discutiu, entre outros temas, o preconceito vivido pela comunidade LGBT, a importância da garantia dos direitos e da ameaça constantes aos direitos sexuais desta população. Também foi falado sobre o senso de pertencimento da comunidade a partir dos atos de homofobia.

 

Para Alexandre Saadeh, psiquiatra do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, a demanda do Ambulatório de Transtorno de Identidade de Gênero e Orientação Sexual (AMTIGOS) tem mudado muito em pouco tempo, principalmente pela chegada de mais crianças e adolescentes. “Os pais buscam, querendo entender e querendo facilitar a vida dessa criança para diminuir o sofrimento na infância, na adolescência e não ser um adulto sofrido, humilhado. Que ele possa estar envolvido e fazer na sua plenitude”, conta Saadeh.

 

A segunda mesa, composta por Fabiola Santos Lopes (Programa Estadual de DST/AIDS e Comitê de Atenção à Saúde Integral LGBT/SES-SP) e Gabriela Calazans (Departamento de Medicina Preventiva/USP e Parceira da Área da Saúde LGBT da Secretaria de Saúde do Município de São Paulo), teve como assunto a vulnerabilidade e promoção de Saúde e a experiência de Atenção à população LGBT. Para Regina Figueiredo, Pesquisadora Científica do IS, há de ter disposição para combater posturas que tentam conter os avanços. “Nossa tarefa é combater posturas conservadoras que tentam deter os nossos avanços e atentar contra, de qualquer forma, contra essa cidadania LGBT. Não só para uma questão profissional e ética de nossas profissões, nossos juramentos profissionais, de nossos contratos com o SUS, mas também por humanidade”.

 

O número “Diversidade sexual e de gênero” será lançado oficialmente no próximo congresso do COSEMS/SP (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo), em Águas de Lindóia/SP, no dia 28 de março, mas a edição já está disponível para download no site do IS.

 

Clique aqui para ver as fotos do evento.

 

 

Núcleo de Comunicação Técnico-Científica

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado