Pesquisadora do IS publica ensaio sobre importância da incorporação de resultados científicos nos sistemas de saúde
04 de setembro de 2024
Em um ensaio publicado no Science Arena, um portal de divulgação científica da Sociedade Israelita Albert Einstein sobre a produção científica e suas implicações, a pesquisadora do Instituto de Saúde Maritsa Carla de Bortoli analisa como resultados de pesquisa têm sido incorporados no Brasil.
No ensaio, intitulado “Apoio à pesquisa é central para aprimorar serviços de saúde”, ela ressalta as últimas chamadas públicas para fomento de pesquisas na área da saúde feitas pelo CNPq, em que propostas precisam apresentar um plano de tradução do conhecimento, o que tem provocado uma reflexão na comunidade científica sobre a finalidade das pesquisas realizadas, especialmente aquelas financiadas com recursos públicos.
Ela também destaca como, em São Paulo, a FAPESP vem ampliando em suas chamadas públicas a necessidade de inclusão de informações sobre a incorporação dos resultados das pesquisas, caso do Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS), iniciativa do Ministério da Saúde conduzida pelas Secretarias Estaduais de Saúde que apoia pesquisas cujos resultados possam ser incorporados para o fortalecimento do sistema de saúde. Em São Paulo, onde desde 2006 a SES-SP é representada pelo Instituto de Saúde, o PPSUS já realizou oito chamadas públicas, com mais de 250 pesquisas realizadas e um investimento superior a 41 milhões de reais.
No texto, ela descreve como esse movimento é importante para a sociedade como um todo, que pode se beneficiar com resultados de pesquisas que promovam a resolução de problemas, garantam maior efetividade nos tratamentos e eficiência dos serviços e fortaleçam a gestão do sistema de saúde. Com versões em português e inglês, o ensaio pode ser lido aqui.
Núcleo de Comunicação Técnico-Científica