Instituto de Saúde realiza seminário sobre amamentação no Agosto Dourado
22 de agosto de 2024
O Instituto de Saúde promoveu ontem (21) um seminário especial em comemoração ao Agosto Dourado, com o tema “Apoie a Amamentação em Todas as Situações”. Coordenado pelas pesquisadoras Maria Teresa Cera Sanches e Fabiana Santos Lucena, e pela diretora do IS, Silvia Bastos, o evento reuniu especialistas para discutir estratégias e práticas de apoio à amamentação, com uma programação diversificada de painéis e apresentações.
Silvia Bastos abriu o seminário destacando a importância do evento para a promoção da saúde e do bem-estar das famílias, com ênfase no apoio às mães em todas as situações. Em seguida, Edjane Araújo, da Coordenadoria Regional de Saúde Leste, abordou a importância da Atenção Primária, desde ações no pré-natal e seguimento quanto à promoção e assistência ao aleitamento materno. Ela apresentou a necessidade de uma abordagem integrada e continuada para garantir que as mães recebam o suporte necessário desde a gestação até o pós-parto, e destacou o papel crucial dos agentes comunitários de saúde nesse processo nas maternidades.
Maria José G. Mattar, médica pediatra, neonatologista e membro da Comissão Estadual de BLH e do Departamento Científico de Aleitamento Materno da SPe SP e da Comissão Especial do Aleitamento Materno da FEBRASGO, compartilhou sua experiência e dados atuais, além de diretrizes da Rede Brasileira de Banco de Leite Humano e Rede Cegonha. Maria José enfatizou a importância dessas redes de apoio para a promoção e assistência da amamentação, discutindo desafios enfrentados na prática com foco no Estado de São Paulo.
Nídia de Castro Bastos, pediatra, neonatologista e consultora internacional de amamentação com experiência no SUS e integrante da Casa Curumim, apresentou uma abordagem centrada na "Golden Hour" e enfatizou a importância do contato pele a pele para o estabelecimento da amamentação. Ela trouxe reflexões sobre as barreiras para essas práticas, comparando à atenção no SUS e na rede privada salientou a relevância da IHAC e da assistência humanizada na maternidade.
O evento foi encerrado com a palestra da pesquisadora do IS, Teresa Sanches, fonoaudióloga com experiência em políticas e estratégias como o IHAC, Método Canguru e atualmente a implantação da Avalição do Frênulo Língual em RN nas maternidades. Teresa discutiu as situações especiais em bebês que podem impactar a amamentação e apresentou estratégias para apoiar famílias em contextos desafiadores. Ressaltou a importância da abordagem do aconselhamento, suporte especializado interdisciplinar e garantia do respeito à mulher e ao bebê, de acordo com as singularidades.
O seminário contou com a participação de profissionais de várias áreas e com atuação desde hospitalar até Atenção Primária, inclusive com a presença de equipes de agentes comunitários da região. As palestras ofereceram um espaço valioso para discussão e trocas de aprendizado sobre amamentação, com insights que contribuirão para o fortalecimento das práticas de apoio a mães e bebês.
Leite materno é vida!
Acesse as fotos em Instagram
Núcleo de Comunicação Técnico-Científica