Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Avaliação da implementação da PNAISC

Avaliação da implementação do “Eixo 2: Aleitamento materno e alimentação complementar saudável” da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC)

 

Projeto financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com vigência de fevereiro/2025 a agosto/2026

 

Coordenadora: Mariana Tarricone Garcia


 

O SUS trouxe inúmeros avanços nas políticas públicas sociais do Brasil, especialmente no que se refere à saúde infantil, cujas ações são orientadas segundo a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC). A alimentação infantil é um tema essencial para a saúde e o bem-estar da criança, com impacto primordial no crescimento, no desenvolvimento e na prevenção de doenças na infância e idade adulta. 

 

Objetivo geral:

 

Avaliar a eficácia da implementação das ações, iniciativas e estratégias do “Eixo 2: Aleitamento materno e alimentação complementar saudável” da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC).

 

 

Métodos:

 

Trata-se de uma avaliação de implementação, que visa avaliar se a política é executada conforme o seu desenho. Será utilizado um modelo de análise baseado na ciência da implementação, com adaptações ao contexto federativo de uma política nacional implementada de forma descentralizada. A pesquisa utilizará múltiplos métodos e instrumentos, incluindo análise documental, análise de dados secundários, grupos focais, entrevistas semiestruturadas, reuniões periódicas com especialistas e diálogos deliberativos. 

 

 

Resultados esperados:

 

A análise dos dados permitirá identificar boas práticas e barreiras que possam influenciar a eficácia da implementação, que podem orientar a gestão na tomada de decisões para o aprimoramento da política e de sua implementação. Os resultados apresentarão as barreiras e facilitadores da implementação das ações voltadas à promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e à alimentação complementar saudável, com representatividade das cinco macrorregiões do país. As recomendações da pesquisa serão baseadas em evidências, adequadas, sustentáveis e adaptáveis a diferentes contextos e direcionadas aos três níveis de atenção do SUS, visando o enfrentamento das iniquidades e garantia do desenvolvimento integral das crianças.

 

 

Instituição Executora: Instituto de Saúde – SES/SP

 

 

Equipe do Instituto de Saúde:

 

Núcleo de Serviços e Sistemas de Saúde

Mariana Tarricone Garcia (coordenadora)

Lígia Schiavon Duarte

Maria Izabel Sanches Costa

 

Núcleo de Práticas em Saúde

Maria Tereza Cera Sanches

Fabiana Santos Lucena

 

Centro de Tecnologia de Saúde para o SUS/SP

Maritsa Carla de Bortoli

 

Bolsistas e colaboradoras:

Denise Eugênia Pereira Coelho

Gabriela dos Santos Buccini

Giselle Rodrigues de Sant'Anna Neves

Regicely Aline Brandão Ferreira

Roberta Maria Miranda Ribeiro

Tereza Setsuko Toma

 

Para saber mais, entre em contato pelo e-mail:
mariana.garcia@isaude.sp.gov.br
 

 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado