Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Programa de Triagem Ocular do estado de São Paulo será apresentado no dia 11

No próximo dia 11 de março, a Coordenação Estadual do Programa Nacional de Triagem Neonatal de São Paulo promoverá a apresentação do Programa de Triagem Ocular do Estado de São Paulo, que prevê a realização do exame do olhinho em todos os recém-nascidos do estado em cumprimento da Lei Estadual nº12.551 de 05/03/2007, por meio de sua implantação no Sistema Único de Saúde (SUS). O exame é utilizado para detectar doenças oculares como a catarata congênita, o glaucoma congênito, o retinoblastoma e outras alterações.

 

O programa foi concebido em parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) e alguns hospitais universitários, e deriva do ¿Projeto de Implantação da Linha de Cuidados para Criança com Alteração do Exame do Olhinho no Estado de São Paulo¿ (Processo Fapesp 14/50111-6), cujo pesquisador responsável foi o Prof. Dr. Antonio Carlos Lottelli Rodrigues, do Departamento de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia da Cabeça e Pescoço (CCP) da Faculdade de Medicina de Botucatu (UNESP).

 

Projeto teve apoio do Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS)

 

O projeto teve o apoio do PPSUS, criado em 2005, tendo como responsáveis pela sua gestão compartilhada a SES-SP, a FAPESP, o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 

Sua efetividade na área da saúde coletiva, com o apoio do Instituto de Saúde (IS) representando a SES-SP em sua gestão, permitiu ao PPSUS o investimento de R$ 32 milhões no fomento da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), distribuídos em cinco editais lançados e mais de 300 projetos de auxílio à pesquisa e bolsas, no decorrer dos seus dez anos de existência.

 

A comemoração dos 10 anos foi destaque na Agência Fapesp, e também foi celebrada no Instituto de Saúde em evento no mês de novembro do ano passado, quando reuniu membros do comitê gestor do programa, pesquisadores e gestores.

 

No evento também ocorreu o lançamento da Revista online ¿Experiências Exitosas do PPSUS de 2015¿, publicação criada em comemoração pela primeira década do programa, na qual é possível conferir 22 experiências bem-sucedidas incorporadas ou com potencial de incorporação. Elaborada pelo Núcleo de Fomento e Gestão de Tecnologias de Saúde do Instituto de Saúde, em parceria com a SES-SP, a publicação apresenta, dentre as experiências, o projeto ¿Implante primário de lente intra-ocular para o tratamento da catarata congênita¿, desenvolvido em 2009 também pelo professor Rodrigues.

 

Serviço:

 

Apresentação do Programa de Triagem Ocular do Estado de São Paulo

 

Data: 11 de março de 2016

 

Horário: 10h às 12h30

 

Local: Auditório Luiz Musolino (Av. Dr. Arnaldo, 351 ¿ térreo) da SES-SP

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado