Humanização

Diretriz da Política de Humanização

Ações desenvolvidas

Produção de Redes e Alta Referenciada

• Tem como objetivo a articulação com a rede externa e acompanhamento para efetiva produção em saúde após alta hospitalar da puérpera e seu RN, visando estimular a participação da rede na construção da continuidade do cuidado.
  • Alta compartilhada entre os diversos atores deste processo, visando o acolhimento imediato das necessidades da gestante e do RN.

Produção do Cuidado Ampliado

Projeto Terapêutico Singular - PTS

• Oficinas com as lideranças das clínicas referente a proposta do projeto terapêutico singular e clinica ampliada.
  • Elaboração de roteiro de discussões de casos.
  • Reuniões sistemáticas de equipe multiprofissional nas clínicas que serão desenvolvidos o PTS.
  • Discussão de casos com as referidas clínicas.
  • Identificação do técnico de referência.
  • Estímulo ao protagonismo do paciente/usuário e familiar/cuidador.
  • Promoção de espaços de conversa com familiares/cuidador dos pacientes/usuários.
  • Articulação com a rede municipal de referência.
  • Replanejamento das ações caso necessário.

Acolhimento e produção do cuidado em período de Pandemia Covid-19

• Apoio psicológico aos familiares e pacientes internados nas áreas de COVID-19.
  • Leituras realizadas pelos colaboradores das áreas COVID de cartas mensagens de seus familiares.
  • Disponibilização de atendimento psicológico para as equipes.
  • Incentivo aos treinamentos de paramentação em conjunto com a Educação Continuada.

OUTRAS AÇÕES DE HUMANIZAÇÃO:

Ações da Comissão de Humanização em conjunto com o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), e a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) para que sejam cada vez mais validadas a assistência e a segurança dos pacientes, familiares e trabalhadores.A Comissão de Humanização acompanha a visita da alta gestão às várias áreas assistenciais e não assistenciais, com a finalidade de estarem próximas a todos, e assim ter um melhor acompanhamento das relações institucionais.

Desenvolvimento de ações em conjunto com o SESMT para possibilitar a assistência integral à saúde do trabalhador do HGA através de ações de educativas, informativas, dentre outras.Atendimento psicológico para colaboradores e familiares na forma presencial e em fase de implantação por telemedicina.A equipe de Humanização com o apoio da Alta Gestão organiza eventos e confraternizações em momentos diversos para possibilitar a aproximação entre servidores e pessoal envolvido com o ensino técnico, graduação e pós-graduação, e a assistência, como também com familiares e ou acompanhantes, e os pacientes, objetivando fazer interface entre todo o corpo laboral, assistencial e de ensino.

Eventos, distribuição de vídeos institucionais e outras atividades de reconhecimento aos profissionais do HGA.É realizada a “Integração de acolhimento dos estagiários” de todas as áreas: considerando ser o Hospital Guilherme Álvaro um Hospital de Ensino, a Comissão de Humanização, Recursos Humanos e Educação Continuada desenvolvem essa ação, que tem como objetivo integrar os novos participantes (estagiários) da dinâmica hospitalar nas diversas áreas de atuação, e no cenário de prática de execução das Políticas Públicas do SUS.

Programação envolvendo os diferentes setores em comemoração à Semana da Humanização com ações festivas e educativas, realizadas em novembro.