Humanização

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Casa da Gestante, Bebê e Puerpera - Hospital e Maternidade Interlagos

 

 

ABERTURA DA CASA DA GESTANTE BEBE E PUERPERA

 

Hospital e Maternidade Interlagos

DRS I - Grande São Paulo

 

 

Objetivo da experiência

Abertura de unidade peri hospitalar de acolhimento, orientação, acompanhamento.

 

Público alvo

Usuária SUS período gestacional, puerpério e assistência Recém-Nascido (RN).

 

Equipe envolvida

- Gestor Maternidade Interlagos, Coordenadora Materno-Infantil do Hospital Geral de Pedreira e Articulador de Humanização (AH) do Núcleo Técnico de Humanização (NTH).

 

Recursos utilizados

- Visita Hospital Sofia Feldman

- Organização do grupo de trabalho interno

- Reunião gestão e apresentação ações

 

Interface com outras áreas e/ou serviços

- Maternidade Interlagos

- Hospital Geral de Pedreira

- NTH - AH

 

Breve histórico da experiência

- Ação disparadora visita ao Hospital Sofia Feldman;

- Alta taxa de ocupação;

- Possibilidade de internação domiciliar RN de risco.

 

Desenvolvimento da ação

- A Comissão de Humanização criou um grupo de trabalho.

- Aproximou o trabalhador, que contribuiu com a construção da proposta do protocolo.

- Recursos diretos.

 

Resultados alcançados

- Comprometimento da equipe multiprofissional.

- Estruturação do processo de trabalho, manutenção do dialogo e discussão dos casos, revisitando e estruturando a linha de cuidado.

- Acolhimento do usuário com garantia da informação recebida.

- Possibilidade de aproximação das pessoas nas rodas de conversas (trabalhadores internos e das unidades referenciadas).

 

Há fragilidades, vulnerabilidades ou problemas específicos da experiência?

- Encaminhamentos incorretos da rede de referência.

- Inconsistência nos dados do usuário no sistema CROSS, dificultando e/ou impossibilitando a chegada de informações pertinentes ao tratamento.

- Dificuldade para garantir a presença das unidades de referência nas rodas de conversa.

- Falta de referência diagnóstica na região.

- Índice absenteísmo elevado.

 

Qual é o diferencial da experiência?  Por que é uma experiência inovadora?

- Acompanhamento da equipe multidisciplinar dos caminhos na rede percorridos pelo usuário.

- Probabilidade para o aumento do número de vagas.

- Otimização no tempo de atendimento, diagnóstico, definição e efetivação do tratamento.

- Programa com equipe multidisciplinar consistente e estruturado.

- Projeto terapêutico singular efetivo.

- Clinica ampliada implantada.

- Aumento do nível de confiança e satisfação dos usuários.

- Construção de indicadores assistenciais e administrativos.

 

A experiência tem ou pode ter algum desdobramento?

Aproximação da rede com construção e adequação dos processos de trabalho, qualificando a assistência prestada ao usuário.

Índice elevado de satisfação do usuário relacionado às soluções imediatas às manifestações espontâneas, e sanções e/ou melhor direcionamento do problema.

 

Contato

milena@ameinterlagos.org.br

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