Hospital Geral São Mateus

A A A Tamanho do texto

Selo HAI

Selo Hospital Amigo do Idoso

 

O HGSM realiza ações de humanização com foco prioritário na população idosa.

 

A partir da realização do Projeto Piloto, seguido da implantação do Programa HAI, a equipe do HGSM vem realizando várias ações voltadas para a sensibilização e capacitação continua dos profissionais. Com base nos resultados destas ações, o Comitê Gestor HAI elaborou um cronograma de atividades que ocorrem, de forma sistemática, todos os anos.

 

VOLUNTÁRIO AMIGO DO IDOSO
A partir da realização do 1º Curso Para Cuidadores de Pessoas Idosas, em setembro de 2009, com 40 participantes, formou-se um grupo de “VOLUNTÁRIO AMIGO DO IDOSO” para desenvolver práticas de acolhimento ao idoso internado, incentivar ou ajudar na alimentação e acompanhar pacientes com dificuldade de deambular. 
Hoje a instituição conta com vinte voluntários Amigos do Idoso atuantes. Está sendo planejada formação de novos voluntários e atualização dos antigos em 2016.
Benefícios: Acolhimento, segurança, escuta, cuidados, apoio, formação de vínculos positivos.

 

PROGRAMA DE MEDITAÇÃO
Após a realização de um ensaio clínico, no ano de 2009, que permitiu observar claramente o impacto da prática da meditação na qualidade de vida dos idosos, com significativa melhoria nos parâmetros avaliados: sono, respiração, alimentação, humor e outros, foi implantado em 2011 o Programa de Meditação, que realiza turmas anuais, com encontros semanais com duas horas de duração, durante o período de 4 a 5 meses. Os participantes são avaliados antes e após o término dos encontros. Ao longo deste tempo tivemos a adesão de 381 idosos.
O Programa também permitiu a formação de monitores que passaram a atuar em espaços comunitários (Centro de Práticas Naturais de São Mateus, UBS, Centros espíritas e outros), bem como mostrou mudanças significativas no estilo de vida dos participantes e adesão a atividades realizadas na instituição e na comunidade.
Benefícios: Melhoria da qualidade de vida, com benefícios significativos nos parâmetros avaliados: sono, respiração, alimentação, humor, dores crônicas e outros; ressignificação da vida; mudanças no estilo de vida; inserção e fortalecimento da rede social. 

 

TERAPIA COMUNITÁRIA
Oficinas intituladas como Troca de Experiências, baseadas na metodologia da Terapia Comunitária, realizadas mensalmente (última 3ª feira do mês), no Anfiteatro da instituição, aberta a comunidade e funcionários, 
Implantada na instituição desde 2007, teve adesão significativa da população idosa da região que constitui atualmente 90 % do número de participantes. 
Benefícios: Acolhimento, espaço de escuta e partilha de experiências, melhoria da autoestima, novas estratégias de enfrentamento das dificuldades, ressignificação da vida e fortalecimento da rede social.

 

DANÇA CIRCULAR
Implantada na instituição desde 2011 com a participação de idosas da comunidade, são realizados encontros semanais e apresentações em jogos regionais e outros. Segue, no Anexo 7.4, vídeo de Dança apresentada nos Jogos Regionais dos Idosos – JORI, de 2014.
Benefícios: Benefícios físicos, melhora na atenção, concentração, lateralidade, integração e sentimento de pertencimento ao grupo; motivação a participação em jogos regionais e apresentações na comunidade, que favorecem a melhora da autoestima e estímulo para realização de outras atividades.

 

COMITÊ DE LONGEVIDADE E VIDA SAUDÁVEL
Criado em 2007, constituído por idosos, funcionários do hospital e profissionais da Supervisão de Saúde de São Mateus, organiza e participa de atividades socioculturais e esportivas voltadas para os idosos, como jogos regionais e municipais, cursos, palestras, congressos, conferências de saúde e fóruns, o que contribui para o fortalecimento da participação social, quebra de paradigmas e conscientização de seus direitos. O bairro de São Mateus participa anualmente do JORI (Jogos Regionais do Idoso) desde 2011, em diversas modalidades, como natação, atletismo, bocha e outros.
Há também a participação do Hospital Geral de São Mateus no Fórum do Idoso de São Mateus, o que fortalece a participação social, a quebra de paradigmas e a conscientização de seus direitos. Reúne-se mensalmente e é promovido pela Conselheira do Conselho Municipal do Idoso, representante do bairro.
Benefícios: Participação sociocultural e esportiva, quebra de paradigmas e conscientização de seus direitos
 

 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado