Você seria o seu cliente?
A Gestão de Pessoas, pela própria semântica, estabelece uma relação muito próxima e sensivel entre os agentes e uma organização. A expectativa de um bom desempenho com qualidade e eficiência demanda da instituição tratos apropriados que tendem a garantir o bem estar e qualidade de vida dos seus agentes. O trabalhador satisfeito produz com comprometimento, qualidade e de forma humanizada. Nesta linha é que a Gestão de Pessoas envolve ingredientes imprescindíveis dentre os quais está caracterizada pela participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento do bem mais precioso de uma organização que é o capital humano, ou seja, as pessoas que a compõem. Cabe a área de gestão de pessoas a função de humanização das instituições.
A área de Gestão de Pessoas, na prática, é responsável por promover, planejar, coordenar e controlar as atividades desenvolvidas relacionadas à seleção, orientação, integração, avaliação de desempenho funcional e comportamental, capacitação, qualificação e acompanhamento do pessoal. O gerenciamento da vida funcional, assim como as atividades relativas à preservação da saúde e da segurança no ambiente de trabalho e a promoção de hábitos saudáveis são ações que devem figurar naturalmente nesta área, se é que pretendemos alcançar ou, pelo menos aproximarmos o máximo da excelência.
São ações que se inserem naturalmente na vida do tralhador, seja pela geração da remuneração, benefícios e pela garantia da segurança, integridade física e mental do mesmo. A área de gestão tem grande responsabilidade também pela formação, desenvolvimento e crescimento do profissional da nossa força de trabalho.
Para o desenvolvimento dessas ações é necessario que o gerente tenha visão sistemática; um bom relacionamento interpessoal; saiba trabalhar em equipe; planejamento; criatividade; comunicação; iniciativa; dinamismo e liderança.
Ufa!!!! Quanta coisa, na verdade essencialmente tirocíneo e sensibilidade, conhecimento e domínio e, uma questão fundamental para se identificar se estamos no caminho certo é: ¿VOCÊ SERIA O SEU CLIENTE?¿.
A qualidade de serviços pressupõe a existência de quatro componentes básicos:
- Empatia: atenção e cuidado, boa comunicação, disponibilidade e capacidade de compreensão, individualizando o serviço para cada clientela;
- Prontidão: disponibilidade para atender pronta e eficientemente;
- Garantia: competência, cortesia, credibilidade e capacidade de inspirar confiança no trato com o cliente; e
- Confiabilidade: entregar ao cliente o serviço acordado.
ASSUMIR RESPONSABILIDADE. De quem é a demanda?
ASSIM: Como gostaríamos de ser atendidos?
Grupo de Gestão de Pessoas