24/05/2025 - Software desenvolvido pela Unicamp avalia resultado do tratamento de lesões em atletas
O questionário do software possui quatro domínios; cada domínio tem duas questões com respostas que vão de zero a dez
| Agência de Notícias do Governo do Estado de São Paulo
Ferramenta inovadora permite que médicos e profissionais de saúde acessem o resultado de tratamentos sob o ponto de vista do atleta
Foto: Divulgação/Governo de SP
Depois de ao menos seis anos de pesquisa, o ortopedista e médico do esporte da Unicamp, Sérgio Piedade, concluiu o desenvolvimento de um software voltado exclusivamente à análise do resultado do tratamento de lesões em atletas e praticantes regulares de esportes.
Chamado de 4-Domain Sports Prom – acrônimo de Patient Reported Outcome Measures, resultados reportados pelo paciente –, o software oferece uma avaliação abrangente, permitindo que médicos e profissionais de saúde acessem o resultado de tratamentos sob o ponto de vista do atleta ou do praticante de esporte que sofreu a lesão.
De acordo com Piedade, o programa é o primeiro questionário elaborado para avaliar essa população em suas especificidades físicas e psicológicas.
“Antes, as avaliações que a gente fazia em relação ao tratamento estavam baseadas em dados coletados a partir de questionários que não consideravam as especificidades e as demandas físicas desse grupo. O sistema foi desenvolvido para essa população específica”, afirmou.

Médico do esporte da Unicamp, Sérgio Piedade. Foto: Divulgação/Unicamp