Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP

A A A Tamanho do texto

Saúde Mental

Conheça o trabalho de saúde mental do CRT DST/Aids-SP

Onde está a atenção em Saúde mental no CRT?


A atenção em Saúde Mental no CRT DST/AIDS-SP ocorre em todos os núcleos da assistência e está organizada para dar apoio às necessidades dos usuários que vivem com HIV, DST e Hepatites virais, bem como seus familiares e no atendimento a travestis e transexuais no Ambulatório de Atenção Integral a transexuais e travestis.


Em que circunstâncias o apoio em Saúde Mental pode ocorrer?

A atenção aos usuários está disponível, para as várias situações em que ele pode se encontrar, tais como:
a) no momento de recebimento do diagnóstico de HIV ou outra DST,
b) no apoio às pessoas que vivem com HIV - pelo enfrentamento de preconceito, discriminação, para o enfrentamento das orientações institucionais, dificuldades subjetivas e sociais e com sua rede de apoio social;
c) crianças na situação diagnóstica e/ou acompanhamento psicológico ou social e suas famílias,
d) pessoas com diagnóstico ou suspeita de outras DST;
e) Pessoas vivendo com hepatites virais, principalmente as que fazem uso de medicamento, tal como interferon;
f) Pacientes internados e seus familiares;
g) pacientes vivendo com HIV/Aids em domicílio (quando necessário);
h) para travestis e transexuais em processo de terapia hormonal, que pretendem se submeter à cirurgia de redesignação sexual ou quaisquer outra queixa em que se julga necessária atenção desta natureza;
i) Psiquiatria - Devido à prevalência mais elevada entre portadores do HIV do que na população geral, de alguns problemas de saúde mental, como por exemplo, transtornos do humor (depressão, hipomania e mania), ansiedade e dependência de álcool e outras drogas, os psiquiatras no CRT ocupam-se principalmente da detecção e tratamento farmacológico destas condições patológicas. O controle de comorbidades psiquiátricas é muito importante para o bem estar geral dos pacientes. Neste sentido inclui-se a facilitação de adesão a tratamentos prescritos, tão importante para que sejam obtidos os melhores resultados possíveis, relativos às intervenções que visam preservar a saúde dos portadores do HIV.


 

O que oferecemos?

Dispomos de grupos psicoeducativos, oficina de artes, aconselhamento, equipe de acolhimento, atendimentos individuais ou grupais, que podem ser pontuais ou contínuos. Mantemos atendimentos individuais e em grupo para a população geral de travestis e transexuais no ambulatório de Saúde Integral para Transexuais e Travestis. Dispomos, ainda, da atenção em Saúde Mental aos profissionais cuidadores do CRT, junto ao núcleo de medicina do trabalho, com programas, como - “Fale com o Psicólogo”.



Quem são os profissionais?

A equipe de Saúde Mental, que executa esta atenção, é formada, especificamente, por assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras e educadores em saúde, muito embora haja outros profissionais que apoiam estes processos, tais como; o grupo de enfermagem e outros. Em cada um dos núcleos os profissionais trabalham com essas diferentes estratégias, que são ajustadas e oferecidas de acordo com as necessidades dos usuários. O acesso do usuário aos profissionais de saúde mental pode ser feito, espontaneamente, através das recepções, do acolhimento ou encaminhado por algum profissional do núcleo da assistência em que for atendido.


 

Plano da Equipe Técnica de Saúde Mental


A Equipe Técnica de Saúde Mental do CRT organiza seu trabalho de reuniões, discussões e pautas, prioritariamente, a partir do "Plano da Equipe Técnica de Saúde Mental", formado por um conjunto de metas, vigente até 2011 e disponível para consulta.
 

  - Plano da Equipe Técnica de Saúde Mental do CRT DST/Aids 2009 - 2011

 

 



 O Serviço Social em Hepatites - Artigo

   - O Serviço Social e o paciente de Hepatites Virais no Serviço de Saúde


 

 Protocolos Propostos em Saúde Mental:

  
- Pacientes em situação de difícil manejo

 



Para mais informações entre em contato com:

Ricardo Barbosa Martins - Coordenador de Saúde Mental
ricbmart@crt.saude.sp.gov.br

 

 

 

Saiba mais:

> Saúde Mental - Grupos Psicoeducativos

> Saúde Mental - Grupo de Oficinas de Artes

> Saúde Mental - Equipe de Acolhimento

 

 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado