Humanização

Formação Técnica em Acolhimento na Atenção Básica

O Núcleo Técnico de Humanização da Secretaria de Estado da Saúde e a Coordenação da Atenção Básica da SES/SP, em parceria com a Política Nacional de Humanização/Ministério da Saúde, esta desenvolvendo desde agosto/2014 a Formação Técnica em Acolhimento na Atenção Básica. A formação tem como objetivo intensificar o trabalho com os municípios e aprofundar os temas relativos às redes de atenção como eixo norteador no fortalecimento de formas de comunicação, de tecnologias relacionais e corresponsabilização de diferentes serviços e profissionais.

As Oficinas de Acolhimento na Atenção Básica tem ocorrido periodicamente envolvendo Articuladores de Humanização, representantes dos CDQs (Centro de Desenvolvimento e Qualificação para o SUS) dos DRSs, Articuladores da Atenção Básica e os representantes de alguns municípios. As oficinas buscam fortalecer as Equipes da Atenção Básica, fomentando o encontro e a pactuação coletiva de trabalhadores e usuários, estabelecendo uma condição favorável à problematização e reflexão sobre o modelo vigente de assistência à saúde.

A Formação Técnica em Acolhimento na Atenção Básica, mais do que propor instrumentos para uma atenção qualificada, problematiza o modelo de cuidado instituído que privilegia a atenção centrada na doença ¿ queixa/conduta, convoca um olhar crítico para uma lógica que fragmenta o trabalho das equipes e da rede de assistência no cuidado, assim como desvaloriza o trabalhador e a relação deste com o usuário.  A proposta incentiva um modelo de atenção voltado à escuta ativa e qualificada, para além da queixa do paciente ou da demanda apresentada, bem como investe na transformação dos processos de trabalho com foco nas necessidades dos usuários.

As oficinas têm cumprindo uma função importante na mobilização das equipes para a avaliação dos modelos de assistência instituídos, fomentando a necessidade da construção de dispositivos de atenção ampliados e mais integrados, consequentemente mais resolutivos, além de fortalecer seu papel protagonista, pois ela deve ser o contato preferencial dos usuários, a principal porta de entrada e centro de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde. Por isso, é fundamental que ela se oriente pelos princípios da universalidade, da acessibilidade, do vínculo, da continuidade do cuidado, da integralidade da atenção, da responsabilização, da humanização, da equidade e da participação social.