Humanização

Serviço de Mastologia do Hospital Regional do Vale do Paraíba

O Hospital Regional do Vale do Paraíba é um hospital geral, do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Saúde e administrado pela Sociedade Beneficente São Camilo (SBSC), voltado para a média e alta complexidade, com sede na cidade de Taubaté.

Desde setembro o Grupo Técnico de Humanização (GTH) do Hospital (HRVP) implementou a mudança no fluxo de acolhimento no serviço de Oncologia, com classificação de risco, à mulher com câncer de mama (Mastologia).De forma que o tempo de espera, para realizações de exames e agendamento de cirurgia mudou de  sessenta dias para dez dias.Quando a paciente chega é recebida pelo grupo de jovens aprendizes que a acompanham durante todo dia para realização dos exames necessários e posterior retorno com mastologista para agendamento da cirurgia. Inicialmente foram abertas 20 vagas mês, com acolhimento de cinco mulheres todas as segundas.

Este processo de acolhimento tem se caracterizado como uma experiência exitosa para as demais equipes clínicas do hospital, assim como para outras instituições de saúde, além de auxiliar a formação e aprimoramento da linha de cuidado da oncologia.

A proposta de mudança do fluxo de acolhimento para o serviço de Oncologia é uma estratégia do Grupo Técnico de Humanização do Hospital Regional do Vale do Paraíba, grupo que vem desenvolvendo projetos para o melhor acolhimento e assistência dos pacientes na instituição em alinhamento com a Política de Humanização do Estado de São Paulo.