Humanização

Santa Casa de Itapeva

DRS XVI - Sorocaba

Objetivo da experiência

Ampliação nos horários de visita nos setores de atendimento SUS.

Público alvo

Clientes e familiares.

Equipe envolvida

- Enfermagem: atenção aos visitantes.

- Atendimento: orientação dos horários de visita.

- Portaria: controle de entrada e permanência dos visitantes.

Recursos utilizados

- Crachás de identificação;

- Censo diário.

Interface com outras áreas e/ou serviços

- Assistente social;

- Portaria;

- Unidades de Internação.

Breve histórico da experiência

Atendendo as Diretrizes da Política Nacional de Humanização ¿ PNH e a Portaria nº 95 de 26 de Janeiro de 2001, verificou-se a necessidade de ampliar o horário de visita aos pacientes SUS.

Desenvolvimento da ação

Iniciamos a ampliação nos horários de visita nas unidades de internação para pacientes SUS, optando em realizar este processo gradualmente, ou seja, 1 unidade de internação bimestralmente, até que todas as unidades estivessem adequadas ao novo horário de visita, que passou a ser no horário das 11h às 19h.

Resultados alcançados

- Maior acesso dos familiares ao cliente durante sua internação;

- Diminuição da angústia durante o período de internação.

Há fragilidades, vulnerabilidades ou problemas específicos da experiência?

Quando optamos em ampliar gradualmente foi para diminuir qualquer resistência das equipes envolvidas no tratamento direto ao paciente, pois havendo íamos corrigir antes de ter muitos envolvidos, porém conforme houve a ampliação notamos que já não tinha fila de espera para entrar no hospital, diminuiu a ansiedade dos familiares devido ao término do horário para saída e mais familiares ou amigos puderam acessar o hospital com menor restrição de horário.

Qual é o diferencial da experiência?  Por que é uma experiência inovadora?

Por muitos anos a internação foi sinônimo de quebra do elo familiar, pois o acesso era muito restrito, trazendo sofrimento e angústia tanto para o paciente quanto para seus familiares.

Com a visita em horário ampliado foi possível propiciar maior integração entre os vários membros da família e o paciente hospitalizado.

A experiência tem ou pode ter algum desdobramento?

A visita ampliada não interfere no direito do acompanhante, esse é assegurado aos idosos, crianças e casos especiais.

cleverson@santacasadeitapeva.org.br