Humanização

A A A Tamanho do texto

Acolhimento com Classificação de Risco na Maternidade - Santa Casa de Jaú

 

 

ACOLHIMENTO COM CLASSIFICAÇÃO DE RISCO NA MATERNIDADE

 

Santa Casa de Jaú

DRS VI - Bauru

 

 

Objetivo da experiência

- Acolher e garantir melhor acesso ao serviço;

- Humanizar o atendimento;

- Garantir atendimento rápido, efetivo e resolutivo segundo a classificação de risco apresentado.

 

Público alvo

- Gestantes

- Mulheres em urgências ou emergências ginecológicas ou obstétricas

- Mulheres vítimas de violência sexual

 

Equipe envolvida

- Enfermagem

- Médica

 

Recursos utilizados

- Físicos: protocolo de classificação de risco, ficha de classificação de risco, computador, instrumentos para aferição de SSVV

- Recursos humanos: enfermeira

- Estruturais: sala própria

 

Interface com outras áreas e/ou serviços

- Interface com o serviço de urgência e emergência onde ocorre o 1º atendimento por enfermeiro habilitado

- Interface com a maternidade

 

Breve histórico da experiência

Observando a necessidade de melhor avaliação e condução do atendimento às gestantes que necessitam de atendimento neste centro, optamos por criar condições propícias à Classificação de Risco na Maternidade, visto que anteriormente este atendimento era realizado no pronto socorro tornando o processo moroso e distante no ambiente na qual estas mulheres necessitam ser acolhidas. Desta forma capacitamos uma enfermeira a atender este público, viabilizamos recursos estruturais e ferramentas que amparam a determinação do critério a ser apontado dentro do grau de urgência ou emergência. Com isso é possível darmos suporte adequado e rapidez no atendimento. Participamos de diversas reuniões e oficinas para desenvolver a linha de atendimento a ser adotada dentro das nossas possibilidades e realidade.

 

Desenvolvimento da ação

A ação foi desenhada após varias reuniões estratégicas, com empenho das enfermeiras da maternidade, departamento de enfermagem e administração. Após criarmos nosso protocolo voltado a esta ação, iniciamos treinamento das equipes envolvidas, capacitações das funcionárias e integração das equipes da frente de trabalho.

Concomitante a isso incrementamos a orientação visual de acesso a maternidade e em parceria com o projeto "Posso Ajudar" desenhamos o acolhimento que se inicia ainda no pronto socorro. Desenvolvemos também a ficha de classificação embasada em critérios técnicos estabelecidos pelo ministério da saúde. As usuárias ingressam ao nosso serviço através do pronto socorro onde na sala de classificação de risco do Pronto Socorro (PS). A mesma passa por uma rápida entrevista. Se detectado alguma sintomatologia que aponte processo infeccioso como febre, por exemplo, a classificação se concretiza no próprio pronto socorro e esta mulher passa pelo plantonista do PS salvo casos que apontem intercorrências obstétricas, pois sendo assim, o médico do ambulatório da gineco/obstetrícia se desloca ao PS atendendo a gestante. Ainda no PS, caso a mesma relate intercorrência ou sintomatologia ligada a gravidez e não apresente possíveis evidências que apontem um suposto processo infeccioso, esta mulher é acompanhada até o ambulatório da gineco/obstetrícia onde efetivamente passa por uma classificação detalhada amparada nas queixas citadas, vindo rapidamente a ser atendida pelo plantonista.

 

Resultados alcançados

- Intervenção eficiente das equipes

- Maior segurança, qualidade e resolutividade no atendimento prestado

- Ambiente humanizado

- Valorização dos serviços prestados

- Organização na prioridade do acesso

- Segurança no atendimento

 

Há fragilidades, vulnerabilidades ou problemas específicos da experiência?

O processo em si está bem estruturado, pois temos o médico disponível para o rápido atendimento e equipes qualificadas para devida e assertiva classificação. Ainda temos pontos vulneráveis aos finais de semana onde temos um número reduzido de enfermeiras em serviço, entretanto nada que desqualifique a linha de cuidado adotada.

 

Qual é o diferencial da experiência?  Por que é uma experiência inovadora?

Para nós é uma experiência positiva pois, através da classificação de risco, podemos oferecer a estas gestantes um atendimento diferenciado, dentro de um ambiente mais acolhedor, tranquilo e totalmente preparado para sua recepção. Por sermos a única maternidade local, elas se sentem amparadas e confortáveis em ter à sua disposição profissionais preparados para atendê-las.

 

A experiência tem ou pode ter algum desdobramento?

A ação tem reflexo importante junto ao nosso município, pois oferece a este segmento de mulheres uma condição humanizada de atendimento e altamente qualificada. Com isso, as gestantes acabam por fortalecer elo de confiança com nossos serviços e, consequentemente, uma gestação mais tranquila e segura.

 

Contato

regiane@santacasajau.com.br

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado