Humanização

A A A Tamanho do texto

Promoção do contato pele a pele imediato após o nascimento entre mãe-filho

 

 

PROMOÇÃO DO CONTATO PELE A PELE IMEDIATO APÓS O NASCIMENTO ENTRE MÃE-FILHO

 

Centro de Referência da Saúde da Mulher de Ribeirão Preto - Mater

DRS XIII - Ribeirão Preto

 

 

Objetivo da experiência

Promover, estimular e motivar a prática do contato pele a pele no CRSMRP-MATER.

 

Público alvo

Puérperas, acompanhantes, familiares e profissionais de saúde.

 

Equipe envolvida

Equipe de enfermagem, equipe de educação em saúde, médicos (pediatras e ginecologistas), alunos, residentes.

 

Recursos utilizados

Banners, cartazes, imagens, dentre outros materiais disponíveis no serviço para orientação e atualização de usuários e profissionais de saúde.

 

Interface com outras áreas e/ou serviços

Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) através do cumprimento do passo 4.

 

Breve histórico da experiência

O Centro de Referência da Saúde da Mulher de Ribeirão Preto ¿ Mater é uma maternidade intitulada pela Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), desde 2003. É um hospital escola que recebe alunos e residentes da FMRP/USP e da EERP/USP, com atendimento 100% SUS. Atende mulheres de Ribeirão Preto e região, com gestação de baixo e médio risco obstétrico e/ou que necessitam de intervenções cirúrgicas ginecológicas. Realiza em média 270 partos/mês dos quais 90% representam partos de recém-nascidos a termo.

A promoção do contato pele-a-pele mãe-filho é estimulada imediatamente após o nascimento, é contínuo, prolongado e estabelecido entre toda a mãe-filho saudáveis. Ele acalma o bebê e a mãe que entram em sintonia única proporcionada por esse momento; auxilia na estabilização sanguínea, dos batimentos cardíacos e respiração da criança; promove a colonização do bebê com a flora bacteriana da mãe; reduz o choro e o estresse do recém-nascido com menor perda de energia e mantém o bebê aquecido pela transmissão de calor de sua mãe; promovendo o vínculo e bem estar ao binômio.

 

Desenvolvimento da ação

CONTATO PELE A PELE EM SALA DE PARTO / PRÉ-PARTO-PARTO: É realizado o contato pele a pele imediato de todo recém-nascido em boas condições, incentivando a mãe nesta prática. Sendo estimulado o contato ininterrupto na primeira hora de vida do RN. Neste momento, também é incentivado o aleitamento materno. O exame físico completo pediátrico e as intervenções com o RN são realizados após este momento. O contato íntimo, frequente e prolongado repercute no estreito e forte laço de união entre eles; possibilita uma melhor compreensão das necessidades do bebê, facilita o desempenho do papel de mãe e auxilia na transição gradual do bebê de dentro para fora da barriga. Nesta fase, o contato mãe-filho deve ser proporcionado, por tratar-se de um período de alerta que serve para o reconhecimento das partes, ocorrendo a exploração do corpo da mãe pelo bebê favorecendo o início precoce do aleitamento materno que se oportuna deste momento.

 

Resultados alcançados

O CRSMRP-Mater possui uma equipe multiprofissional que coopera com as ações de humanização da assistência ao binômio mãe-filho, relacionadas ao contato pele a pele imediato após o nascimento, alcançando assim, as vantagens já descritas à esta prática. Mesmo não atingindo o proposto tempo de 60 minutos em todos os nascimentos, estudos relatam que um contato pele a pele de 30 minutos já obtém resultados satisfatórios para o binômio.

 

Há fragilidades, vulnerabilidades ou problemas específicos da experiência?

- Resistência de alguns profissionais de saúde em promover a ação. Algumas justificativas: falta de tempo, excesso de trabalho, liberação rápida da sala.

- Recusa da mãe por cansaço, falta de informação, despreparo.

- Recém-nascidos que necessitam de reanimação, cerca de 10%.

 

Qual é o diferencial da experiência?  Por que é uma experiência inovadora?

O diferencial desta ação é ser uma prática já estabelecida no CRSMRP-MATER, uma vez que todos os membros da equipe de saúde já conhecem e apoiam tal ação, incentivando e esclarecendo a puérpera quanto à importância do contato pele a pele para ambos. É uma experiência inovadora porque todos estão envolvidos a superar os obstáculos e melhorar cada vez mais o patamar de humanização relacionada ao contato pele a pele. O sistema informatizado do CRSMRP-MATER possibilita desvincular dados antropométricos das informações necessárias para gerar o registro do recém-nascido favorecendo um contato pele a pele prolongado. Os profissionais em formação estão atuando diretamente com esta ação.

 

A experiência tem ou pode ter algum desdobramento?

Sim, como a conscientização da população sobre a existência desta prática, suas diversas vantagens e a expansão do contato pele a pele como referência de humanização em outras unidades de saúde.  

 

Contato

aarodrigues@hcrp.usp.br

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado