Humanização

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Monitoramento pós-alta de procedimento cirúrgico - AME Heliópolis Dr. Luiz Roberto Barradas Barata

 

 

MONITORAMENTO PÓS-ALTA DE PROCEDIMENTO CIRÚRGICO

 

AME Heliópolis - Dr. Luiz Roberto Barradas Barata

DRS I - Grande São Paulo

 

 

Objetivo da experiência

Acompanhar a recuperação no período pós operatório imediato.

 

Público alvo

Todos os pacientes que passam por internação-dia e procedimento cirúrgico.

 

Equipe envolvida

Equipe de Enfermagem - Enfermeiros.

 

Recursos utilizados

Ramal telefônico e instrumento de coleta de dados personalizado criado com vistas às necessidades dos pacientes atendidos no Centro Cirúrgico e Hospital Dia do AME Barradas.

 

Interface com outras áreas e/ou serviços

Equipe médica e agendamento - Caso necessário reavaliação e encaminhamento.

 

Breve histórico da experiência

A iniciativa começou como um projeto no ano de 2009, e, no início objetivava fortalecer as orientações aos pacientes atendidos pelas equipes de otorrinolaringologia e cirurgia geral visando a melhoria na reabilitação em período pós operatório, além de assegurar uma assistência contínua por meio da identificação de riscos e prováveis intercorrências orientando e direcionando o fluxo de atendimento. Após análise dos resultados obtidos, a partir do ano de 2012 todos os pacientes, de todas as especialidades atendidas na unidade de Hospital Dia e que são submetidos a procedimentos cirúrgicos passaram a ser acompanhados por telefone no período pós operatório, o que propicia segurança assistencial.

 

Desenvolvimento da ação

O AME Barradas tem por objetivo atender ao déficit da oferta de serviços em regime ambulatorial, sendo referência loco - regional de alta resolutividade e tendo 100% de sua oferta de serviços regulada conforme diretrizes da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Atendendo as diretrizes da SES, os fluxos primam por agilizar os processos assistenciais na fase diagnóstica e realizar intervenções cirúrgicas em regime de internação em unidade de Hospital Dia composta por 24 leitos. O AME Barradas conta ainda com um Centro Cirúrgico composto por seis salas de cirurgias e 12 leitos de recuperação pós anestésica e realiza procedimentos cirúrgicos ambulatoriais nas áreas de cirurgia geral, urologia, cirurgia plástica, otorrinolaringologia, oftalmologia, ortopedia, ginecologia, entre outros.

A equipe de enfermagem (exclusivamente o profissional Enfermeiro) que atua no Hospital Dia tem a atribuição de efetuar contato telefônico com os usuários que submeteram-se às intervenções cirúrgicas em até 24h após a alta para o domicílio verificando itens referentes a recuperação em casa, além de esclarecer possíveis dúvidas. O contato telefônico é registrado com metodologia própria para assegurar o cumprimento do plano de cuidados (uso de medicamentos, higienização do local da ferida cirúrgica, etc.), o que previne complicações, propicia recuperação efetiva e alcance dos objetivos assistenciais.

 

Resultados alcançados

O AME Barradas apesar do número expressivo de atendimentos cirúrgicos não excede aos limites estipulados pelas principais literaturas e órgãos reguladores no que tange à infecção de feridas cirúrgicas, e podemos atribuir este controle, além de a outras importantes medidas de prevenção, também às orientações fornecidas quanto aos cuidados gerais, uso de medicamentos e condutas no período pós operatório em domicílio. Além disso, verificamos ser de suma importância o fornecimento de suporte terapêutico, uma vez que as dúvidas nem sempre poderiam ser sanadas em outros serviços de saúde que não o próprio onde o paciente foi atendido; ter esta referência para o acompanhamento pós operatório assegura a verdadeira humanização na recuperação pós cirúrgica em domicílio.

 

Há fragilidades, vulnerabilidades ou problemas específicos da experiência?

Durante a análise da série histórica do monitoramento não foram identificadas fragilidades relevantes ao processo, mas sim na característica da clientela, pois a população em geral tem hoje uma facilidade muito grande para troca de número de telefone sem avisar previamente ao serviço de saúde no qual é atendido. Entretanto, devido a ligação ser realizada 24 horas após a alta, temos tido poucos casos de mudanças de número de telefone no contato pós alta.

 

Qual é o diferencial da experiência?  Por que é uma experiência inovadora?

O usuário e seu acompanhante recebem todas as orientações pessoalmente na data da alta, entretanto, o diferencial é poder reafirmar as orientações fornecidas para quando este usuário encontra-se em ambiente doméstico, o que varia de acordo com características socioeconômicas, regionais, culturais, etc. Muitas vezes, as principais dúvidas e inseguranças do indivíduo surgem justamente quando este não está institucionalizado, e, neste sentido, o profissional enfermeiro disponibilizando-se a escutar e conduzir o atendimento a este individuo de maneira personalizada faz todo diferencial para o sucesso do atendimento e alcance dos objetivos terapêuticos de alta resolutividade.

 

A experiência tem ou pode ter algum desdobramento?

Não há planejamento para desdobramento uma vez que a ação conduz ao alcance do objetivo - alta resolutividade cirúrgica.

 

Contato

fabio.souza@amebarradas.org.br

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