Humanização

A A A Tamanho do texto

Linhas de Cuidado das Neoplasias - câncer de Mama, câncer gástrico, câncer colo/retal, câncer de próstata e câncer de pele - AME Taboão da Serra

 

 

LINHAS DE CUIDADO DAS NEOPLASIAS - CÂNCER (CA) DE MAMA, CÂNCER GÁSTRICO, CÂNCER COLO/RETAL, CÂNCER DE PRÓSTATA E CÂNCER DE PELE

 

AME Taboão da Serra

DRS I - Grande São Paulo

Região dos Mananciais

 

 

Objetivo da experiência

"Linha do cuidado é a imagem pensada para expressar os fluxos assistenciais seguros e garantidos ao usuário, no sentido de atender às suas necessidades de saúde. É como se ela desenhasse o itinerário que o usuário faz por dentro de uma rede de saúde, incluindo segmentos não necessariamente inseridos no sistema de saúde, mas que participam de alguma forma da rede, tal como entidades comunitárias e de assistência social" (Franco, CM e Franco, TB, s.d.)

Portanto, o objetivo do AME Taboão da Serra é o acompanhamento e acolhimento de todos os pacientes inseridos nas linhas de cuidado das neoplasias em todo o "itinerário", desde a suspeita da doença até a confirmação do diagnóstico, com o agendamento da consulta no hospital de referência e o segmento do desfecho do tratamento. Tornando as ações resolutivas quanto ao diagnóstico e com agilidade  no encaminhamento / inserção  na  atenção terciária para o tratamento, dentro do prazo estipulado na lei  Nº 12.732, de 22 de novembro de 2012 e portaria Nº 876 de 16 de maio de 2013.

 

Público alvo

Pacientes encaminhados da área de abrangência do AME Taboão da Serra, suspeitos e confirmados de Câncer (CA) de Mama, Câncer Gástrico, Câncer Colorretal, Câncer de Próstata e Câncer de Pele.

 

Equipe envolvida

Médicos especialistas (mastologista, urologista, dermatologista, proctologista, gastroente-rologista e  cirurgiões plásticos); Enfermeiros; Psicólogo; Nutricionista; Assistente Social; Administrativos.

 

Recursos utilizados

Nas Linhas de Cuidado, além dos profissionais capacitados da Unidade para o atendimento, utiliza-se o serviço de laboratório de análises clínicas,  anatomopatológico,  realização de exames de imagem (mamografia, ultrassom), biópsia de mama e próstata, além dos exames de endoscopia e colonoscopia. Todos estes exames para o diagnóstico são realizados no AME Taboão da Serra, exceto a biópsia de próstata e colonoscopia aos pacientes com indicação de serem realizadas em ambiente hospitalar. A coleta de material biológico é realizada no AME TS e o processamento dos exames é encaminhado para o laboratório de referência.

 

Interface com outras áreas e/ou serviços

Temos interface com o Centro de Referência Saúde da Mulher (CRSM) do município de Taboão da Serra para acompanhamento dos casos descartados de confirmação de CA de Mama que necessitam de acompanhamento  quanto a sua evolução. Estabeleceu-se também um fluxo de encaminhamento de casos do Centro de Referência Saúde da Mulher - CRSM para o AME TS aos pacientes que necessitam de realização de biópsia de mama.

 

Breve histórico da experiência

Em julho de 2013 foram implantados as primeiras Linhas de Cuidado: CA de Mama, CA Gástrico e CA Colorretal, em outubro do mesmo ano, iniciou-se o acompanhamento do CA de pele. E, em março de 2015 passou-se a atender a Linha de Cuidado de CA de próstata.

A escolha das linhas de cuidado para os casos de neoplasias deu-se após a análise do perfil  epidemiológico de câncer na área de abrangência da região, além dos dados obtidos através dos  diagnósticos realizados no AME Taboão da Serra.  

Destaca-se que a última linha de cuidado implantada (Ca de próstata), surgiu  da especificidade do Programa "Filho que Ama Leva o Pai ao AME", que   atende homens com idade superior a 50 anos e o foco está na prevenção  e diagnóstico de doenças cardiovasculares e urológicas.

 

Desenvolvimento da ação

O atendimento aos pacientes das linhas de cuidado é realizado por equipe multiprofissional de forma humanizada, atendendo as suas necessidades individuais e acolhendo não somente o paciente como também seus familiares, apoiando as suas decisões, esclarecendo as dúvidas quanto ao tratamento e incentivando a sua adesão ao encaminhamento e tratamento.

Foi a partir de reuniões mensais multidisciplinares que se desenvolveu uma equipe capacitada e consciente para esse atendimento diferenciado.

Todo caso suspeito de neoplasia é inserido na linha de cuidado a partir dos critérios de inclusão estabelecidos pelos médicos especialistas, fundamentados nas referências da literatura científica e de acordo com as Sociedades Brasileira das especialidades envolvidas. 

A maioria dos pacientes é proveniente de exames ou consultas médicas das Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou do próprio ambulatório do AME TS, onde se identifica a suspeita de neoplasia e o paciente é inserido na linha de cuidado específica, com o acolhimento e acompanhamento da equipe multiprofissional, buscando agilidade, resolubilidade do caso e aceite do paciente e familiar no tratamento proposto e necessário, promovendo a melhora dos índices de morbimortalidade e  qualidade de vida.

 

Resultados alcançados

Segue abaixo os dados do ano de 2015 e do 1º semestre de 2016, referente aos atendimentos das Linhas de cuidado. 

 

Janeiro a Dezembro de 2015

Linhas de Cuidado

Nº Casos suspeitos

Nº Casos Confirmados

%

CA Colo/retal

234

3

1,3

CA Gástrico

252

6

2,4

CA Mama

484

11

2,3

CA Pele

257

30

11,7

CA Próstata

228

70

30,7

 

1º Semestre de 2016

Linhas de Cuidado

Nº Casos suspeitos

Nº Casos Confirmados

%

CA Colo/retal

91

6

6,6

CA Gástrico

121

5

4,1

CA Mama

272

3

1,1

CA Pele

77

5

6,5

CA Próstata

80

25

31,3

 

Todos os pacientes com diagnóstico confirmado de câncer foram encaminhados para a atenção terciária de referência, atendendo a lei  Nº 12.732, de 22 de novembro de 2012 e portaria Nº 876 de 16 de maio de 2013 , que estabelece o prazo   de sessenta dias do diagnóstico médico ao início do tratamento oncológico hospitalar.

 

Há fragilidades, vulnerabilidades ou problemas específicos da experiência?

A linha de cuidado requer uma rede de atenção à saúde integrada e regionalizada, superando dessa forma ações fragmentadas que trazem prejuízo ao percurso assistencial do  paciente.

 

Qual é o diferencial da experiência?  Por que é uma experiência inovadora?

Podemos dizer que o diferencial é a característica do atendimento realizado pelo AME Taboão da Serra, com uma equipe multiprofissional envolvida na atenção a esses pacientes e suas necessidades. O paciente não fica "perdido" no sistema de a saúde com o encaminhamento na mão, desde a suspeita diagnóstica até o inicio do tratamento ele é acompanhado pela equipe multiprofissional para garantir que ele iniciará o tratamento no local especializado para seu caso clínico. O AME TS faz busca ativa para verificar se o paciente iniciou ou não o tratamento no local encaminhado. Se não iniciou, procura-se verificar o motivo e promover a resolução do caso.

As linhas de cuidado das neoplasias é uma experiência inovadora no município, no que diz respeito à busca ativa e resolubilidade de casos suspeitos e confirmados de câncer.

 

A experiência tem ou pode ter algum desdobramento?

O projeto apresentou como desdobramento discussões com a rede loco regional de referência e contra referência. Vislumbramos poder passar essa experiência positiva e gratificante para outros serviços da SPDM e demais equipamentos de saúde, buscando a interface nos diversos níveis de atenção.

 

Referências Bibliográficas

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Informática do SUS (Datasus). Sistema de Informações sobre Mortalidade - SIM. http://www2.datasus.gov.br/DATASUS/index.php?area=0205 Acesso em: 10/08/2016.

Franco CM, Franco TB. Linhas do Cuidado Integral: Uma proposta de organização da rede de saúde. In: Secretaria de Estado de Saúde do RS. [Página na Internet]. [acessado 2016 agosto 05].(s.d.) Disponível: http://www.saude.rs.gov.br/upload/1337000728_Linha%20cuidado%20integral%20conceito%20como%20fazer.pdf

Instituto Nacional de Câncer (Brasil). Estimativa 2014. Incidência do Câncer no Brasil. Rio de janeiro: INCA, 2014.

Ministério da Saúde. Portaria nº 876, de 16 de maio de 2013. Dispõe sobre a aplicação da Lei nº 12.732, de 22 de novembro de 2012, que versa a respeito do primeiro tratamento com paciente com neoplasia maligna comprovada, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Diario Oficial União. 17 mai 2013; Seção 1:135-6.

World Health Organization. International Agency for Research on Cancer. Globocan 2012.

Instituto Nacional de Câncer (Brasil). Estimativa 2014. Incidência do Câncer no Brasil. Rio de janeiro: INCA, 2014.

 

Contato

leila.reis@ametaboao.spdm.org.br

 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado