Humanização

A A A Tamanho do texto

Curso de gestantes do Centro de Referência da Saúde da Mulher de Ribeirão Preto - Mater: orientar gestantes e acompanhantes sobre os diferentes temas ligados à vivência da gravidez, parto e pós-parto.

 

 

CURSO DE GESTANTES: ORIENTAR GESTANTES E ACOMPANHANTES SOBRE OS DIFERENTES TEMAS LIGADOS À VIVÊNCIA DA GRAVIDEZ, PARTO E PÓS-PARTO

 

Centro de Referência da Saúde da Mulher de Ribeirão Preto - Mater

DRS XIII - Ribeirão Preto

 

 

Objetivo da experiência

- Orientar gestantes e acompanhantes sobre os diferentes temas ligados a vivência da gravidez, parto e pós-parto;

- Oferecer escuta e espaço para troca de experiências e esclarecimento de dúvidas para gestantes e acompanhantes;

- Acolher, por meio de trabalho interdisciplinar, as gestantes e acompanhantes na unidade, favorecendo sua vinculação.

 

Público alvo

Gestantes e acompanhantes.

 

Equipe envolvida

Equipe interdisciplinar composta de enfermeiras, nutricionistas, médicos, psicóloga e assistentes sociais; Algumas atividades também são desenvolvidas, sob supervisão, pelas estagiárias da EERP-USP.

 

Recursos utilizados

- Roda de conversa - este recurso é utilizado para favorecer a integração do grupo. As participantes são estimuladas a contar sobre sua experiência e expectativas e, a partir delas, o coordenador do grupo esclarece dúvidas e realiza novas orientações.

- Recursos materiais para educação em saúde - vídeo, música, impressos, folders, banners, cartazes, bonecos, mama de crochê, materiais para dinâmicas, etc.).

 

Interface com outras áreas e/ou serviços

Este projeto possui interface com o Projeto Nascer da Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio do qual ocorre o encaminhamento das gestantes pelas Unidades Básicas de Saúde para a maternidade de referência para o parto. Tal projeto favorece a vinculação da gestante com a unidade, uma vez que a gestante pode escolher para qual hospital deseja ser referenciada.

 

Breve histórico da experiência

O Centro de Referência da Saúde da Mulher de Ribeirão Preto - Mater atende pacientes oriundas exclusivamente do sistema público de saúde (SUS), sendo referência para gestantes de baixo e médio risco, além de oferecer outros cuidados de saúde da mulher como cirúrgicas ginecológicas. Realiza em média 270 partos/mês dos quais 90% representam partos de recém-nascidos a termo. Trata-se de um local que é campo de ensino, pesquisa e extensão, vinculado ao HCRP-USP, recebendo alunos de graduação da FMRP e da EERP. 

 

Desenvolvimento da ação

O curso de gestantes ocorre duas vezes por semana, em horário pré-estabelecido e divulgado para as pacientes. A cada dia, um dos seguintes temas é abordado:

 

1. Amamentação e cuidados do bebê  (conduzido por uma enfermeira)

2. Alimentação saudável (conduzido por uma nutricionista)

3. Visita na maternidade (conduzido por uma assistente social)

4. Mudanças emocionais (conduzido por uma psicóloga)

5. Trabalho de parto (conduzido por uma enfermeira ou médico)

 

Para o desenvolvimento da ação, periodicamente o grupo que conduz os encontros se reúne para acompanhar o andamento das atividades e propor melhorias.

Durante os encontros, uma lista de presença contendo alguns dados informativos é preenchida, possibilitando conhecer melhor o perfil das participantes e adaptar as estratégias de condução.

A metodologia utilizada nos encontros é a roda de conversa, por meio da qual as gestantes e seus acompanhantes são estimulados a compartilhar suas vivências, medos e dúvidas e os profissionais realizam o acolhimento e orientações necessárias. São utilizadas, também, dinâmica de grupo, música, vídeo, demonstração de práticas de cuidados e do parto em bonecos, etc.

 

Resultados alcançados

Os principais resultados da ação são favorecer o bem estar da gestante, seus acompanhantes e familiares, em decorrência da maior orientação e acolhimento oferecidos. Uma vez que ela é acolhida e esclarecida em suas dúvidas desde o pré-natal, a vivência do parto e do puerpério podem ser otimizadas.

 

Há fragilidades, vulnerabilidades ou problemas específicos da experiência?

- Algumas vezes é difícil conciliar o cronograma do curso com as rotinas de trabalho da equipe, especialmente quando há imprevistos que impedem a realização do curso;

- Dificuldade de adesão das gestantes e acompanhantes;

Capacidade restrita da sala.

 

Qual é o diferencial da experiência?  Por que é uma experiência inovadora?

A abordagem interdisciplinar do curso, pois reúne em um mesmo curso diferentes temáticas abordadas por especialistas da área tais como psicóloga, assistentes sociais, médicos, enfermeiras e nutricionistas.

 

A experiência tem ou pode ter algum desdobramento?

O Curso de gestante pode desdobrar-se em curso específico para gestantes adolescente, assim como também pode ser oferecido, no futuro, como continuidade do curso de gestantes, um encontro de puerpério.

 

Contato

aarodrigues@hcrp.usp.br

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado