Humanização

A A A Tamanho do texto

Cuidado Integral na UTI Coronariana - Santa Casa de Presidente Prudente

 

 

CUIDADO INTEGRAL NA UTI CORONARIANA DA SANTA CASA DE PRESIDENTE PRUDENTE

 

Santa Casa de Presidente Prudente

DRS XI - Presidente Prudente

 

 

Objetivo da experiência

Qualificar o cuidado integral aos pacientes da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Coronariana, envolvendo equipe multiprofissional, familiares e rede de apoio.

 

Público alvo

- Equipe multiprofissional: Medicina Intensiva, Enfermagem, Psicologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Nutrição, Farmácia, Serviço Social.

- Usuários e familiares.

- Comunidade local.

 

Interface com outras áreas e/ou serviços

Serviços de Medicina Intensiva, Enfermagem, Psicologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Nutrição, Farmácia, Serviço Social.

 

 

Breve histórico da experiência

A finalidade das Unidades de Terapias Intensiva (UTIs) se baseia no tratamento dos pacientes considerados graves e de alto risco. Devido à complexidade do cuidado prestado, contamos, desde 2012, com uma equipe multidisciplinar que proporciona diversas experiências ampliadas de cuidado que, combinadas, favorecem a integralidade da atenção à saúde.

 

Desenvolvimento da ação

A ação é complexa, pois envolve diversos arranjos de cuidado em saúde, com a participação da equipe multidisciplinar, organizadas pelos serviços de Medicina Intensiva, Enfermagem, Psicologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Nutrição, Farmácia, Serviço Social. Os arranjos são:

 

Visita Multidisciplinar: ocorre diariamente das 07h30 ás 08h30 com a participação de todos profissionais da equipe (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos, farmacêuticos, psicólogos, assistentes sociais) seguindo protocolo dirigido com Check List cujo objetivo é reduzir o tempo de permanência e estabelecer os cuidados para garantir uma melhor evolução clínica do paciente. Na visita multidisciplinar é elaborado um plano terapêutico para cada paciente. Temos percebido melhores resultados clínicos, redução de reinternação, redução de taxa de mortalidade na unidade, além de redução de custos.

 

Momento Psiu: são inserções musicais realizadas em períodos de uma hora de segunda à sábado das 10h30 às 11h30 com um sistema de som que leva a melodia a todos os ambientes do setor. A trilha sonora é bastante variada e escolhida de acordo com o perfil dos pacientes internados. Entre os principais benefícios da música foi constatada mudança marcante na ambiência, principalmente na intensidade do ruído e fluidez do trabalho, observado após os primeiros trinta minutos  e mantido até uma hora após a interrupção. A equipe mostra-se mais concentrada e atenta, com menos interrupções nas atividades e interferências externas. Em relação aos pacientes há uma tendência a diminuição da frequência cardíaca e pressão arterial, além da percepção de menor número de casos de delírio. Os pacientes referem menor nível de estresse e maior proximidade com a equipe.

 

Conferência Familiar: a equipe realiza encontros com familiares de pacientes em terminalidade, longa permanência e situações em que conflitos familiares podem estar relacionados direta ou indiretamente por somatização de doença. Esse momento abre a oportunidade de esclarecer dúvidas, ouvir mais a família e reconhecer as necessidades.

 

Permanência dos Familiares: após a avaliação da equipe, são permitidos  aos familiares permanecerem na UTI em períodos combinados, sendo orientados e capacitados como cuidadores pelo  conjunto da equipe durante a permanência.

 

Mobilização Precoce: a equipe proporciona mobilização para poltrona e deambulação na UTI de acordo com protocolo específico. No ano de 2016 a média mensal foi de 660 fisioterapias motoras e 353 mobilizações na poltrona.

 

Gerenciamento do Risco de Disfagia: a partir do protocolo estabelecido pelo serviço, a equipe identifica os pacientes com risco de apresentarem um quadro de disfagia orofaríngea e consequentemente piorarem o quadro clínico. A equipe proporciona alimentação oral precoce e prevenção de pneumonia aspirativa, além do projeto de seleção da dieta pela FOIS (escala de ingesta oral) e não pela consistência padrão dos hospitais.

 

Gerenciamento da Infusão da Dieta Enteral: atenção aos sinais e sintomas clínicos que o paciente apresenta podendo indicar déficit nutricional. A equipe segue o protocolo multiprofissional de gerenciamento da infusão da dieta enteral proporcionando atingir VET (valor energético proteico) precocemente. (80% dos pacientes atinge o VET em até 48hs)

 

Atividades para Trabalhadores da Instituição e Comunidade Local: grupo de estudos em disfagia (GED), grupo de estudos em psicologia, seminários diversos.

 

Incentivo à Pesquisa e Produção Científica: a partir dos indicadores provenientes do cuidado em equipe, são realizados diversos trabalhos de pesquisa, publicados em revistas e congressos das respectivas áreas da saúde.

 

Resultados alcançados

Cada profissional da equipe trabalha com indicadores específicos. Os indicadores são empregados para acompanhar e melhorar os resultados ao longo do tempo em nossa assistência.

Mensalmente realizamos em nossa UTI, uma reunião chamada ¿Reunião Administrativa¿. Neste encontro mensal com equipe multidisciplinar, cada profissional apresenta os indicadores colhidos durante o mês com análise de um caso clínico.  O monitoramento dos indicadores tem sido uma poderosa ferramenta de gestão em nossa UTI.

O tempo de permanência das internações no ano de 2013 foi de 3,72%, reduzindo-se discretamente para 3,47% no ano de 2015. Apesar das taxas não apresentarem grandes alterações do ano de 2013 para o ano de 2015, ou seja, do período anterior e posterior à implantação do trabalho em equipe multidisciplinar, podemos perceber que esta foi constante, indicando a efetividade do tempo de permanência na UTI Coronariana.

A taxa de mortalidade ocorrida na unidade no ano de 2013 foi 12,73% apresentando uma importante queda no ano de 2015 para 9,23%.

 

Há fragilidades, vulnerabilidades ou problemas específicos da experiência?

Alguns pontos são cruciais para a sustentação da ação que necessitam ser cuidados permanentemente, dentre eles há o trabalho em equipe, coordenação e comunicação entre gestores, trabalhadores e usuários.

 

Qual é o diferencial da experiência?  Por que é uma experiência inovadora?

O investimento no trabalho em equipe multiprofissional que promove uma melhor assistência. O trabalho em equipe que desenvolve saberes compartilhados, ou seja, necessidade de entender e respeitar as competências dos outros membros da equipe. Necessidade de aprender com outros profissionais e respeitar os seus diferentes pontos de vista e perspectivas, sempre com o propósito de otimizar e melhorar o cuidado singular do paciente.

 

A experiência tem ou pode ter algum desdobramento?

A partir da experiência produzida, houve a inclusão no planejamento estratégico da Santa Casa, o início do trabalho de Gestão da Clínica nas demais enfermarias do hospital, seguindo as mesmas estratégias da UTI Coronoariana.

 

Contato

cadubosso@hotmail.com

 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado