Humanização

Classificação dos atendimentos por grau de prioridade para os usuários com diagnóstico de câncer - AME Interlagos

Qualificar e classificar encaminhamentos internos e externos quanto ao grau de prioridade com monitoramento ativo do caminho do usuário na rede.

CLASSIFICAÇÃO DOS ATENDIMENTOS POR GRAU DE PRIORIDADE PARA OS USUÁRIOS COM DIAGNÓSTICO DE CÂNCER

Ambulatório de Especialidades de Interlagos

DRS I - Grande São Paulo

Objetivo da experiência

Classificar encaminhamentos internos e externos quanto ao grau de prioridade, qualificando os encaminhamentos com monitoramento ativo no caminho percorrido pelo usuário para o local referenciado.

Público alvo

Usuários SUS com diagnóstico de câncer atendidos no ambulatório de especialidades.

Equipe envolvida

- Humanização

- Gestão

- Trabalhador

- Usuário

Recursos utilizados

- Organização do grupo de trabalho interno.

- Rodas de conversa para sensibilização dos trabalhadores. Capacitação dos enfermeiros para monitoramento do processo.

- Encontros com as unidades de referencia, promovidos na unidade com discussão da proposta assistencial.

- Participação em fóruns levando a proposta e colocando em discussão.

- Construção do protocolo.

- Coleta de dados e construção de indicadores qualitativos e quantitativos com alimentação trimestral.

Interface com outras áreas e/ou serviços

- Rede interna e externa - referência e contra referência (UBS, AMAS).

- Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (CROSS).

- Coordenadoria Regional de Saúde do Município da Região Sul.

- Associação e Saúde da Família.

- Núcleo Técnico de Humanização SES - Articulador de Humanização.

- Departamento Regional de Saúde de São Paulo (DRS-1).

- Supervisões de Saúde da Região (Campo Limpo, Capela do Socorro, M¿Boi Mirim, Parelheiros, Santo Amaro e Cidade Ademar).

- Conselho Gestor Municipal.

Breve histórico da experiência

- Após o atendimento e classificação médica do usuário com câncer, este é encaminhado para o enfermeiro que fará coleta de dados pessoais, condições sócio econômicas e possibilidades sociais de adesão ao tratamento, de sua rede sócio afetiva para acompanhar o usuário. Este recebe todas as informações sobre o processo (documentos) e como acessar o novo local para continuidade de seu tratamento.

- A equipe do AME permanece com os dados, contendo datas e após estas entra em contato com a unidade referenciada, para certificar ¿ se da efetivação do encaminhamento e atendimento.

- No caso de ausência e se a unidade desconhecer o motivo, este entra em contato com usuário, para reconhecimento da causa.

- Reencaminhando este usuário para que possa prosseguir o tratamento.

Desenvolvimento da ação

- A comissão de humanização criou um grupo de trabalho.

- Aproximou o trabalhador, que contribuiu com a construção da proposta do protocolo.

- Recursos diretos.

Resultados alcançados

- Comprometimento da equipe multiprofissional.

- Estruturação do processo de trabalho, manutenção do dialogo e discussão dos casos, revisitando e estruturando a linha de cuidado.

- Acolhimento do usuário com garantia da informação recebida.

- Possibilidade de aproximação das pessoas nas rodas de conversas. (trabalhadores internos e das unidades referenciadas).

Há fragilidades, vulnerabilidades ou problemas específicos da experiência?

- Encaminhamentos incorretos da rede de referência.

- Inconsistência nos dados do usuário no sistema CROSS, dificultando e/ou impossibilitando a chegada de informações pertinentes ao tratamento.

- Dificuldade para garantir a presença das unidades de referência nas rodas de conversa.

- Falta de referência diagnóstica na região.

- Índice absenteísmo elevado.

Qual é o diferencial da experiência?  Por que é uma experiência inovadora?

- Acompanhamento da equipe multidisciplinar dos caminhos na rede percorridos pelo usuário.

- Probabilidade para o aumento do número de vagas.

- Otimização no tempo de atendimento, diagnóstico, definição e efetivação do tratamento.

- Programa com equipe multidisciplinar consistente e estruturado.

- Projeto terapêutico singular efetivo.

- Clinica ampliada implantada.

- Aumento do nível de confiança e satisfação dos usuários.

- Construção de indicadores assistenciais e administrativos.

A experiência tem ou pode ter algum desdobramento?

- Aproximação da rede com construção e adequação dos processos de trabalho, qualificando a assistência prestada ao usuário.

- Índice elevado de satisfação do usuário relacionado a soluções imediatas às manifestações espontâneas, e sanções e/ou melhor direcionamento do problema.

milena@ameinterlagos.org.br