Humanização

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Alta Responsável - Hospital Especializado em Oncologia de Jaú

 

ALTA RESPONSÁVEL

 

Hospital Especializado em Oncologia de Jaú

DRS VI - Bauru

 

Objetivo da experiência

Promover o atendimento do paciente em sua totalidade, visando o retorno tranquilo para sua residência e qualidade de vida no pós-alta, diminuindo consequentemente o retorno antecipado e desnecessário ao HAC.

 

Público alvo

Pacientes e Familiares

 

Equipe envolvida

- Corpo Clínico

- Enfermagem

- Serviço Social

 

Recursos utilizados

- Equipe profissional

- Orientação por escrito

- Contato telefônico

- Encaminhamentos

 

Interface com outras áreas e/ou serviços

- Secretarias da Saúde Municipais

- UBS e Programa Saúde da Família

- Secretarias de Assistência Social

- Voluntários

 

Breve histórico da experiência

A equipe multidisciplinar do HAC sempre esteve preocupado com a recuperação dos pacientes no pós alta hospitalar, principalmente quando realizado cirurgias oncológicas e de grande porte. Visando aprimorar o trabalho já existente em algumas enfermarias, a equipe de humanização decidiu criar um protocolo e implantar em todas as enfermarias.

 

Desenvolvimento da ação

- O médico no momento do agendamento da cirurgia já informa a data da provável alta para o paciente cirúrgico;

- A enfermagem e o serviço social possuem acesso a possível data de alta e identificam necessidades do paciente no pós-alta;

- Nas enfermarias cirúrgicas a assistente social realiza visita diariamente com a equipe multidisciplinar ou com a enfermagem;

- Nas enfermarias clínicas as visitas nos leitos são realizadas pela equipe multidisciplinar;

- Durante as visitas nos leitos os profissionais levantam as necessidades no pós-alta para providências: curativos, sondas, ostomias, medicações, oxigênio domiciliar, alimentação e suplementos alimentares, tratamentos e procedimentos de retaguarda, atestados, órteses e produtos de uso domiciliar: cadeira de rodas, cadeira de banho, cama hospitalar, entre outros;

- O Serviço Social realiza contatos com familiares, Secretarias de Saúde; Postos de Saúde; Ligas de Voluntários; Direções Regionais de Saúde, Secretarias de Assistência Social, entre outros órgãos afim de viabilizar as necessidades encontradas em cada caso;

- A enfermagem solicita a presença do cuidador quando este não está como acompanhante para orientações dos cuidados em domicílio nos casos de curativos, ostomias, drenos, sondas, traqueostomias, medicações e outros cuidados necessários conforme cada caso e entrega as mesmas orientações por escrito;

- O Serviço Social comunica ao paciente e cuidador sobre as providências tomadas com relação a suas necessidades no pós alta e verifica como o paciente retornará para o seu município e a necessidade de transporte;

- Também realiza contato na residência do paciente para comunicar a alta e providencia junto ao município o transporte necessário para o retorno do paciente ao seu domicílio.

 

Resultados alcançados

- Pacientes e Familiares mais confiantes e tranquilos;

- Familiares orientados para cuidados do paciente na residência;

- Garantia de seus direitos enquanto paciente;

- Maior qualidade de vida no pós alta.

 

Há fragilidades, vulnerabilidades ou problemas específicos da experiência?

- Não entendimento por alguns membros da equipe da importância do projeto;

- Falta de comprometimento dos municípios para com os pacientes.

 

Qual é o diferencial da experiência?  Por que é uma experiência inovadora?

- Sim, é uma experiência inovadora, pois a maioria dos hospitais não se preocupa com a desospitalização do paciente, ficando sem orientações e amparos nas suas necessidades.

- Acreditamos que o trabalho em rede trará benefícios aos pacientes e consequentemente seu restabelecimento com maior eficácia.

 

A experiência tem ou pode ter algum desdobramento?

Sim, pois entendemos que ainda há necessidades de muitas melhorias e que podemos ampliar esse atendimento.

 

Contato

comissaohumanizacao@amaralcarvalho.org.br

 

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