CVE - Centro de Vigilância Epidemiológica "Prof. Alexandre Vranjac"

A A A Tamanho do texto

Sobre o Projeto

PROJETO "MÃOS LIMPAS SÃO MÃOS MAIS SEGURAS"

 

A higienização das mãos é uma medida básica para reduzir as infecções relacionadas a assistência a saúde. Embora a ação seja simples, a não-observância entre os profissionais de saúde é um problema em todo o mundo.

 

O primeiro Desafio Global de Segurança do Paciente proposto pela Organização Mundial da Saúde (OMS) está focado na higienização das mãos. Essa proposta tem como lema "Uma Assistência Limpa é uma Assistência mais Segura", e conta com o comprometimento de vários países do mundo, com a inclusão do Brasil em 2007.

 

Diretrizes da OMS foram desenvolvidas para encorajar os profissionais de saúde a higienizar as mãos no momento certo, através da implantação de uma estratégia multimodal. O objetivo desta estratégia é reduzir a disseminação de microrganismos, e como consequência, reduzir as infecções relacionadas á assistência à saúde consideradas preveníveis.

 

Reconhecendo a importância desta estratégia o Centro de Vigilância Epidemiológica por meio da Divisão de Infecção Hospitalar lançou o Projeto: "Mãos limpas são mãos mais seguras" (link projeto) no VIII Simpósio Estadual de Infecção Hospitalar no dia 19 de maio (link aula).

 

O Projeto consiste na implantação da estratégia multimodal da OMS adaptada para o estado de São Paulo e tem como público alvo todas as unidades hospitalares, independentemente do número de leitos ou complexidade.

 

A adesão ao projeto é voluntária e o hospital deverá implantar os componentes propostos, em no mínimo uma unidade do hospital.

 

 

SUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE !!

 

e-mail para contato: projetohm.sp@gmail.com

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado