Estado de SP tem 11 hospitais de campanha nesta segunda onda da pandemia
Nesta quinta-feira (8/4) entrou em funcionamento a unidade de Sorocaba; outras seis já funcionam desde a segunda quinzena de março
O Governo de SP iniciou, nesta quinta-feira (8/4), os atendimentos no hospital de campanha do Ambulatório Médicos de Especialidades (AME) de Sorocaba. Com esta abertura, será o 11º hospital de campanha para a assistência de pacientes de Covid-19 nesta segunda onda da pandemia.
No total, já estão em funcionamento 122 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 131 de enfermaria em serviços que passaram por adequações para abrigar pacientes com quadros graves provocados pelo novo coronavírus. Até o final do mês serão 159 de UTI e 140 de enfermaria nestas unidades.
Desde março, sete hospitais de campanha entraram em funcionamento, sendo um no Hospital São José da Zona Norte da Capital e nos AMEs de Andradina, Barretos, Botucatu, Campinas e Itapeva. A unidade de Sorocaba terá em pleno funcionamento oito leitos de UTI e 2 de enfermaria.
O Governo de SP também reativou neste ano o hospital de campanha de Heliópolis, instalado no AME da zona Sul da Capital, com 24 leitos de UTI e 20 de enfermaria. Também converteu o AME de Franca, que passou por ampliação e agora opera com 22 leitos de UTI e três de enfermaria.
No Hospital Estadual de Bebedouro são 20 de UTI e 20 de enfermaria. Além disso, em Bauru, o hospital de campanha instalado no prédio da USP funciona com 40 leitos de enfermaria e estão em andamento as tratativas para a instalação de 10 novos leitos de UTI neste serviço.
“Esse conjunto de medidas reforçam o sistema de saúde e garantem o atendimento a todos. São unidades equipadas que oferecem atendimentos complexos e humanizados aos pacientes de Covid-19”, explicou o Secretário da Saúde do Estado, Jean Gorinchteyn.
Novas unidades
Até o começo da próxima semana, entrará em funcionamento o Hospital Metropolitano Santa Cecília, no Centro da Capital. A unidade será ativada gradativamente e terá neste mês de abril 40 leitos de enfermaria e 20 de UTI.
O serviço será instalado em um prédio cedido ao Governo de SP e será referência para atendimentos de pacientes da Grande São Paulo e outras regiões próximas, se necessário. No total, 900 profissionais atuarão no hospital, entre eles cerca de 150 médicos, além de enfermeiros, técnicos e funcionários administrativos.
Também estão previstos outros seis hospitais de campanha nos AMEs de Assis, Lorena, Dracena, Tupã, Santo André e Santos. Devido a alta demanda por gases medicinais na rede de saúde de todo o país, a instalação dos equipamentos para o fornecimento destes insumos nestas unidades ainda está em fase de conclusão.
Com informações do Portal do Governo