Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Hospital Infantil Darcy Vargas realiza Pet Terapia em pacientes internados

Iniciativa é realizada quinzenalmente e conta com cerca de 10 animais entre cães e gatos 

 

O Hospital Estadual Infantil Darcy Vargas, localizado na zona sul da capital e referência em 26 especialidades pediátricas, há 10 anos tem ofertado Pet Terapia, ou Intervenções Assistidas por Animais, aos pacientes pediátricos que passam pela unidade para tratamento e outros procedimentos. 

 

Em parceria com a ONG Patas Therapeutas, cerca de 10 animais, entre cães e gatos, auxiliam as crianças quinzenalmente com visitas e criam um ambiente trazendo esperança e alegria, mesmo em meio às dificuldades enfrentadas. 

 

“Os animais são transformadores do ambiente hospitalar, tanto para os pacientes, quanto para os profissionais também. Ao receber um animal, interagir com ele, brincar, é liberado uma série de hormônios como serotonina, endorfina, além da redução do cortisol, causador do estresse, e isso tudo é benéfico na recuperação das crianças”, disse o diretor do hospital, Sérgio Sarrubbo.  

 

O Hospital Estadual Infantil Darcy Vargas é referência para atendimento pediátrico de média e alta complexidade no Estado de São Paulo. Atualmente, a unidade conta com 26 especialidades, como oncologia, genética, endocrinologia, gastroenterologia, pneumologia, entre outras voltadas à pediatria. 

 

Somente no Pronto Socorro, que funciona de portas abertas, são atendidas em média, por mês, cerca de 1,5 mil crianças de forma espontânea e 4,5 mil por consultas ambulatoriais. Hoje, a unidade conta com cerca de 100 leitos de enfermaria e 14 leitos de terapia intensiva, entre pediatria e neonatal. 

 

Para Silvana Fedeli, fundadora da ONG Patas Therapeutas, a troca de sentimentos é recíproca entre os pacientes e os animais. “As visitas são terapêuticas tanto para os pacientes, como para os animais que amam realizar essa ação. Ademais, estimula nas crianças o senso de cuidado com os animais, ela quer cuidar, dar comida, levar para passear, dar carinho. Então, além da recuperação, cria um instinto de cuidado que ela levará pro resto da vida dela”. 

 

As visitas acontecem de forma quinzenal na unidade e passam por setores delicados como enfermaria, onde ficam pacientes internados que estão aguardando ou se recuperando de procedimentos cirúrgicos, área de oncologia, onde ficam as crianças que estão em tratamento contra câncer, entre outras áreas da unidade. 

 

Vídeos da ação estão disponíveis em https://bit.ly/3YI6WmW.

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado