Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

SP promove campanha para vacinar 7 milhões de paulistas contra a gripe

A partir do dia 15 de abril, idosos, crianças de 6 meses a 2 anos, gestantes, puérperas, indígenas, profissionais de saúde, doentes crônicos deverão ser imunizados gratuitamente em todo o Estado

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo pretende imunizar contra a gripe cerca de 7 milhões de paulistas a partir do dia 15 de abril. O número corresponde à meta de 80% dos 8,7 milhões de idosos com 60 anos ou mais, gestantes, crianças a partir de seis meses e menores de dois anos, indígenas, pacientes diagnosticados com doenças crônicas e profissionais de saúde do Estado.

A novidade para a campanha deste ano é a inclusão do grupo de mulheres puérperas (que deram à luz em até 45 dias) entre a população alvo, assim como a população privada de liberdade (presidiários).

Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, a campanha também irá proteger a população contra outros dois tipos do vírus influenza: influenza A H3N2 e B.

Para garantir abrangência da imunização, a campanha, que acontecerá até 26 de abril em todo o Estado, contará com mais de 6 mil postos de vacinação, entre fixos e volantes, além de 3 mil veículos, 33 ônibus e quatro barcos. Ao todo serão aproximadamente 42 mil profissionais da área da saúde, estaduais e municipais, envolvidos na ação.

Apesar de ter início no dia 15 de abril, o Dia D da campanha de vacinação contra a gripe será realizado no sábado, dia 20, quando o número de postos de vacinação, entre fixos e volantes será de aproximadamente 7 mil unidades.
Os postos de saúde fixos ficarão abertos das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, até o dia 26 de abril. No sábado, dia 20, os postos estarão abertos até às 17h.

"É importante reforçar que, além de crianças, idosos, indígenas e profissionais de saúde, as gestantes e agora as mulheres que realizaram partos em até 45 dias não devem ficar de fora desta importante campanha. Vale esclarecer também que a vacina não provoca, de maneira nenhuma, gripe em quem tomar a dose, pois é feita de pequenos fragmentos do vírus que são incapazes de causar qualquer infecção", afirma Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria.

 

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado