Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Superintendência de Controle de Endemias - SUCEN

A Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN) foi criada pelo Decreto-Lei n° 232, de 17.04.70, alterado pelo Decreto-Lei n° 238, de 30.04.70, e pela Lei n° 1804, de 18.10.78. É uma Autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo pelo Decreto n° 46.063 e tem por finalidade promover o efetivo controle das doenças transmitidas por vetores e seus hospedeiros intermediários no Estado. Realiza pesquisas e atividades necessárias ao avanço científico e tecnológico cooperando técnica e financeiramente com os governos municipais (como executores das ações locais de controle) bem como subsidiando-os no controle de artrópodes peçonhentos e incômodos e outros animais envolvidos na cadeia epidemiológica das doenças ransmitidas por vetores.

A SUCEN opera de forma articulada com os vários órgãos e instâncias que participam do Sistema Único de Saúde, pactuando os programas de controle das doenças transmitidas por vetores e hospedeiros intermediários entre elas: malária, doença de Chagas, esquistossomose, leishmaniose visceral, leishmaniose tegumentar, dengue, febre amarela e febre maculosa e outras doenças transmitidas por vetores de importância epidemiológica. Colabora em programas de pesquisa e ensino, e divulga tanto as informações referentes aos programas quanto às referentes à pesquisa e de ocorrências epidemiológicas.

A SUCEN também desenvolve atividades de informação, educação e comunicação, visando mobilizar a população para participar das atividades de controle de vetores e hospedeiros intermediários. 

 

Superintendente: Dalton Pereira da Fonseca Junior.

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado