CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA

 

A vacinação para o idoso, como estratégia nacional iniciou-se em 1999, em comemoração ao Ano Internacional do Idoso, com a administração de vacinas contra a influenza (gripe), difteria e tétano (dupla adulto) e anti-pneumocócica.

 

Inicialmente dirigida para a população acima de 65 anos, atingiu no ano 2001 mais de 10,5 milhões de pessoas com 60 anos ou mais de idade em todo o país. No estado de São Paulo cerca de 84% dos idosos receberam a vacina contra influenza no ano de 1999, enquanto que no ano seguinte este índice caiu para 63%.

 

Uma pesquisa de opinião junto à população alvo da campanha realizada no início de 2001 apresentou como principais motivos da não adesão o medo das reações da vacina e a não preocupação destas pessoas com a gripe. Mais de 60% dos entrevistados freqüentavam serviços médicos regularmente, no entanto, a recomendação médica e o posto de saúde foram apontados como principal incentivador à vacinação apenas em 12% e 2% dos entrevistados. A iniciativa própria e os familiares foram apontados como os principais incentivadores à adesão à vacinação.

 

Estes dados levaram as equipes técnicas das regionais e municípios a incrementar as informações técnicas junto aos profissionais de saúde e imprensa, na tentativa de melhor esclarecer a população sobre os reais benefícios desta vacinação.

 

Desde então as coberturas vacinais no estado de São Paulo apresentam índices crescentes atingindo mais de 80% da população com 60 anos ou mais de idade em 2006.

 

É necessário manter os índices de vacinação acima de 70%, homogeneamente em todos os municípios, com o objetivo de reduzir a morbi-mortalidade causada pelo vírus influenza e suas complicações.

 

Veja artigo da pesquisa de opinião pública – Boletim Epidemiológico Paulista (BEPA) I (4): 8-10.

 

Veja série histórica de cobertura vacinal no estado de São Paulo


Veja série histórica de cobertura vacinal por município no estado de São Paulo


Veja mapas com cobertura vacinal e homogeneidade no estado de São Paulo