Instituto Pasteur

A A A Tamanho do texto

DIA MUNDIAL CONTRA A RAIVA

O dia 28 de setembro (data do falecimento de Louis Pasteur em 1895), é considerado, desde de 2007, por iniciativa da Aliança Global Contra a Raiva, o Dia Mundial Contra a Raiva.


A raiva é uma zoonose de etiologia viral que atinge pessoas, animais domésticos e silvestres, sendo transmitida através de mordidas e contato com a saliva.  Atualmente, a principal forma transmissão no estado de São Paulo se dá através do contato com morcegos de quaisquer espécies, hematófagos ou não, com pessoas e animais.  A raiva é letal na totalidade absoluta dos casos. Animais domésticos devem ser vacinados anualmente e ao contato com animais suspeitos, o ferimento deve ser lavado com água e sabão e de imediato deve-se procurar os serviços de saúde.  

Graças às atividade laboratoriais e de vigilância em saúde, como a coordenação da ações de vacinação animal e a disponibilização de material informativo, desenvolvidas pelo Instituto Pasteur da Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo,  desde sua fundação em 1903,  em nosso estado não se registram casos de raiva humana há cerca de vinte anos e raiva animal encontra-se controlada.

Tradicionalmente, em razão da data, o Instituto Pasteur realiza seminários estaduais e outras atividades técnicas sobre o tema, além da ação Instituto Pasteur de Portas Abertas, composta por visitas monitoradas à instituição, as quais, no entanto, encontram-se suspensas desde 2019, devido à pandemia de covid, sendo que, atualmente, o Instituto Pasteur integra também a rede de laboratórios oficiais para o diagnóstico do SARCOV 2.

 

Fotos: Banner alusivo ao Dia Mundial Contra a Raiva

Instituto Pasteur – 28 de setembro de 2021

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado