Instituto Pasteur

A A A Tamanho do texto

Curso de pós-graduação lato sensu na Área de Vigilância Laboratorial da Raiva -CEFORSUS/SP

Após instrução do Processo CEE 275/2016, o Conselho Estadual de Educação da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo aprovou, em 2017, em Sessão Plenária, o Credenciamento do Centro de Formação de Recursos Humanos Para o SUS/SP "Dr. Antônio Guilherme de Souza" - CEFORSUS/SP como Escola Superior por meio da Portaria CEE-GP 403/2017, publicada no DOE/SP de 29/08/2017. Recredenciado pelo Conselho Estadual de Educação através da Portaria CEE-GP 495, de 18-11-2022.  Sendo assim, o Instituto Pasteur, desde 2017, atua como Unidade Didática de Apoio do CEFORSUS/SP, oferecendo o Curso de Especialização na área de Vigilância Laboratorial da Raiva.


Justificativa do curso:
Considerando a importância do diagnóstico laboratorial na vigilância epidemiológica e na decisão de tratamento da doença, a formação de profissionais capazes de uma avaliação crítica na interpretação dos resultados dos métodos de diagnóstico existentes é fundamental.


O objetivo geral do Curso:
Este curso visa especializar profissionais em Vigilância Laboratorial da Raiva, com a expectativa de oferecer para o mercado profissionais capacitados para atuar na área laboratorial e controle da doença.


Os objetivos específicos do Curso:

  •  Compreender os conceitos fundamentais referentes ao diagnóstico laboratorial da raiva;
  •  Aprimorar habilidades de análise crítica quanto os diferentes métodos preconizados pelo Ministério da Saúde e/ou Organização Mundial da Saúde, permitindo a compreensão de suas vantagens, limitações e real aplicabilidade frente às diversas realidades;
  • Desenvolver habilidades para executar e/ou implementar as principais técnicas para detecção do vírus da raiva e de anticorpos neutralizantes em Laboratório de Diagnóstico da Raiva.

Perfil profissional:
Ao término do curso o aluno terá adquirido competências para atuar na vigilância laboratorial da Raiva, gerenciar e executar as atividades padronizadas de laboratório de diagnóstico virológico, sorológico e molecular da raiva. Poderá colaborar em equipes multidisciplinares, na investigação e implantação de novas tecnologias relacionadas ao diagnóstico e pesquisa da raiva.
A seleção é anual e as inscrições para o processo seletivo geralmente ocorrem no período de outubro a dezembro.

A seleção é anual e as inscrições para o processo seletivo geralmente ocorrem no período de outubro a dezembro. Veja o Edital

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado