Coordenadoria de Recursos Humanos

Semana do Médico da SES traz experientes e renomados Médicos para debater estratégias para capacitação de Médicos e Médicos Residentes no pós Covid-19

18 de outubro

O encontro foi realizado virtualmente em dois webinars onde se discutiu as perspectivas e os desafios para a área médica, para estudantes de medicina e para Médicos Residentes no pós Covid-19 e as mudanças necessárias para o aprimoramento contínuo dos profissionais e as estratégias de ensino para a área médica.

Dr. Junji Miller, Diretor de Divisão Médica do Hospital Geral de Vila Penteado e Membro da Comissão Especial da Residência Médica da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo ficou a cargo da mediação dos painéis realizados nos dias 15 e 16 de outubro de 2021.

No painel “Atuação Médica na SES-SP: desafios e perspectivas”, contamos com a participação do Dr. Paulo Fernando Constancio de Souza, Membro da Comissão Estadual e da Câmara Técnica de Residência Medica e da Comissão Especial de Residência Médica da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo, que abordou as perspectivas para atuação médica no pós Covid-19 sob a ótica da Residência Médica e da Dra. Irene Abramovich, Presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo que mencionou as perspectivas para a Atuação Médica sob o ponto de vista do Conselho Regional, que recebeu merecida homenagem durante o evento.

Ainda no mesmo painel recebemos o Reitor do Centro Universitário FMABC da Faculdade de Medicina do ABC, Dr. David Uip, que contribuiu para a discussão apresentando a perspectiva para atuação médica no pós Covid-19 sob o viés das Universidades e também contamos com a participação em vídeo do Secretário Executivo da Pasta, Dr. Adriano Ribeiro Adriano que citou a atuação médica nos serviços de saúde.

No final do evento foi lançado dispositivo de capacitação para Médicos e Médicos Residentes, idealizado pela Coordenadora de RH da Secretaria da Saúde, Maria Aparecida Novaes, que abriu o evento juntamente com o Secretário da Saúde. Dr. Jean Carlo Gorinchteyn – participação em vídeo.

No segundo painel “Inovação e Tecnologia na Medicina e Capacitação do Profissional”, foram ministraram aulas importantes e consistentes visando à melhoria do ensino da medicina, por meio da participação do Dr. Luiz Koiti Kimura, Presidente da Comissão Estadual de Residência Médica, Membro da Comissão Especial de Residência Médica da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e Coordenador administrativo da COREME da FMUSP, Dr. Sérgio Makabe, Diretor dos Cursos de Medicina da Universidade Municipal de São Caetano do Sul- USCS e Gerente de Ensino e Pesquisa do Conjunto Hospitalar do Mandaqui e do Dr. Carlos Carvalho, Professor Titular da Disciplina de Pneumologia da FMUSP, Diretor de Divisão de Pneumologia, Chefe da UTI Respiratória e Coordenador da TELEUTI do InCor HCFMUSP.

Os webinars estão disponíveis no canal da CRH no YouTube e podem ser assistidos e compartilhados gratuitamente.