Coordenadoria de Recursos Humanos

A A A Tamanho do texto

Grupo de Seleção e Desenvolvimento de Recursos Humanos: formando e desenvolvendo pessoas

21 de julho de 2021

 

O Grupo de Seleção e Desenvolvimento de Recursos Humanos (GSDRH) da Coordenadoria de Recursos Humanos (CRH) é uma área estratégica para a Secretaria de Estado da Saúde (SES), bem como para o Sistema Único de Saúde de São Paulo (SUS/SP), considerando que os aspectos relacionados à formação e desenvolvimento de recursos humanos são essenciais para a otimização dos processos de trabalho, consequentemente para a melhoria no atendimento prestado a população.

 

O GSDRH fica no prédio que leva o nome de um de seus Centros, o de Formação de Recursos Humanos para o SUS “Dr. Antônio Guilherme de Souza“ (CEFOR), localizado na Vila Mariana, o qual conta com: salas de aulas, espaço para eventos com dois auditórios, Laboratório de Informática, de Enfermagem, Estúdio de Gravação, Quadra Poli Esportiva e em breve contará com um Laboratório de Inovação.

 

As ações do GSDRH buscam apoiar, assessorar, elaborar e desenvolver diferentes propostas de formação e desenvolvimento, no acompanhamento e/ou execução de cursos de formação profissional técnica, especialização e treinamento de recursos humanos por meio dos seus Centros.

 

A formação de nível técnico na área da saúde, está a cargo das cinco Escolas Técnicas do SUS, duas vinculadas ao GSDRH ( CEFOR São Paulo e Araraquara) e três vinculadas tecnicamente ( CEFOR Assis, Franco da Rocha e Pariquera Açu), são instituições de ensino criadas para atender as demandas de formação profissional locais.

 

O Centro de Projetos de Educação e Trabalho em Saúde (CPTES) coordena a nível central os trinta Cursos de Especialização oferecidos por treze instituições da administração direta e vinculadas a SES/SP, gerencia o Programa de Estágio não curricular, por meio de convênio com o Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE e Estágio Curricular promovido entre instituições de ensino credenciadas e unidades de saúde da SES/SP.

 

O Programa de Bolsas de Estudos-PROGBOL é responsável pelo credenciamento de Instituições a serem contempladas, pelo gerenciamento, distribuição e pagamento das bolsas de estudos aos alunos dos cursos de especialização credenciados pelo CEFOR/SUS/SP ou pelas Unidades vinculadas. Faz também a gestão do contrato de seguro de vida e acidentes pessoais do bolsistas.

 

O Centro de Treinamento e Desenvolvimento (CT&D) coordenou de 2017 a abril de 2020 a implantação e execução das oficinas semipresenciais, Etapa II do Curso de Desenvolvimento Gerencial em Serviços de Saúde para servidores que assumem cargos de liderança ou assessoria na SES/SP. A área também realiza cursos presenciais e/ou semipresenciais para área administrativa, além de promover Lives com temas de Gestão. (Assista a Série, clicando aqui)

 

Por meio do CT&D, a CRH oferece aos gestores da SES/SP o Curso de Especialização em Gestão de Pessoas em Saúde, com 31 alunos, iniciado em março de 2021, com aulas em transmissão simultânea via ZOOM, ministradas por professores convidados, bem como por gestores da própria SES/SP.

 

Cristina Rossi, diretora do CT&D e responsável pelos cursos de Especialização promovidos  CRH, diz que “Envolve grande satisfação para o CT&D poder realizar o primeiro curso de especialização ofertado pela CRH. O curso vem sendo realizado com a parceria das demais áreas do GSDRH e professores convidados da SES. Nossa expectativa é formar especialistas na área de Gestão de Pessoas em Saúde para atuarem com uma visão sistêmica e estratégica; Competências para tomada de decisões no âmbito das Instituições da SES; Capacidade para implementar práticas criativas e inovadoras alinhadas às tendências de gestão de pessoas em saúde e compromisso com a missão e fortalecimento do Sistema Único de Saúde de SP.” Ao final do curso, com previsão para maio de 2022, os alunos apresentarão seus trabalhos de conclusão no formato de Projeto Aplicativo”.

 

Considerando o constante movimento de adequação e modernização para área de ensino, o Centro de Metodologia de Educação em Saúde (CMES) participou em 2020 do maior evento de Inovação no Serviço Público, ILabthon realizado pela Rede Conexão Inovação Pública - RJ, sendo premiado em 5º lugar entre mais de 100 instituições públicas nacionais que apresentaram projeto de inovação para o setor público com foco no desenvolvimento de um Laboratório de Inovação.

 

O Laboratório de Inovação do CMES já está em construção e segundo Juliana Ferreira, diretora da área, “A proposta é criar um espaço destinado a aprimorar os processos, debater e implantar novas ideias relacionadas à área de gestão em serviços de saúde. A criação do Laboratório de Inovação na Coordenadoria de Recursos Humanos, da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo – CRH/SES/SP,  tem o objetivo de impulsionar a criação de soluções para problemas complexos (e concretos) de interesse público na área da saúde, por meio de co-criação, empatia e experimentação, atuando de forma multidisciplinar e usuário-centrado”.  

 

 

 

Inovação para a equipe CMES é fundamental, tanto que o Centro conta com um canal de vídeos na Plataforma YouTube com conteúdo sobre Sistema de Trabalho, Capacitação e Qualidade de Vida, inclusive com tutoriais que ensinam a navegar no Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA) da SES/SP, por meio da plataforma Moodle (veja abaixo). O CMES também coordena todas as atividades de treinamento à distância e remotas da SES/SP, com uso das mais diversas soluções digitais.

 

A CRH tem trabalhado com diversas parcerias com instituições de ensino renomadas. No Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional reconhecido pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) a parceria fica a cargo do Instituto de Saúde da SES/SP, importante instituição de pesquisa, que tem formado profissionais para atuarem no SUS/SP. Já a parceria com o Centro Paula Souza busca ampliar a oferta das oficinas da Etapa II do Curso de Desenvolvimento Gerencial em Serviços de Saúde.

 

A CRH ainda mantém parceria com o DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) de São Paulo para capacitação dos motoristas da SES/SP.

 

Para a diretora do GSDRH, Ana Beatriz Braga de Carvalho, A busca de oportunidades, seja através de parcerias ou novos projetos, a implantação de indicadores, organização e controle de informação administrativa e financeira trouxe ao GSDRH uma visão ampliada e sistematizada com o proposito de se tornar uma Universidade Coorporativa da SES/SP.” Enfatiza ainda que “o credenciamento do CEFOR como instituição de Ensino Superior em 2017, pelo Conselho Estadual de Educação propiciou a inserção do GSDRH no nível da pós-graduação Lato Sensu, ampliando o seu nível de atuação para o Ensino Superior”.

 

A diversidade de atividades desenvolvidas pelo Grupo resultou também, no seu reconhecimento pelo CONASS como Escola de Saúde Pública do Estado de São Paulo e como uma experiência de Escola de Governo na obra “Escolas de Governo-formação e capacitação de agentes públicos”, 2020.

 

Conheça mais sobre o GSDRH clicando aqui e sobre a Plataforma de Educação à Distância no vídeo abaixo:

 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado