Coordenadoria de Recursos Humanos

A A A Tamanho do texto

Grupo de Gestão de Pessoas da Coordenadoria de Recursos Humanos da Secretaria da Saúde

17 de setembro de 2021

 

O Grupo de Gestão de Pessoas ou GGP como é mais conhecido pelos profissionais da área de recursos humanos da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES/SP), presta assistência e assessoria, em questões relativas à operacionalização do processo de gestão de pessoal, para unidades internas e externas – Subsetoriais, no âmbito da Coordenadoria de Recursos Humanos (CRH) da SES/SP.

 

De forma participativa os Servidores do grupo têm como proposta de trabalho disseminar o conhecimento, a partir de contato próximo e direto com as unidades, fortalecendo a comunicação e o relacionamento institucional, com foco na melhoria e rapidez no atendimento das questões inerentes a vida funcional dos profissionais da área, contribuindo para a qualidade dos serviços prestados aos clientes diretos – Gestores de RH, profissionais da área e Servidores da Secretaria da Saúde e aos indiretos – população e usuários do Sistema Único de Saúde.

 

Segundo Cátia Cristina dos Santos (*), Diretora do GGP, a aproximação com os Subsetoriais é de suma importância para estabelecer objetivos e processos de trabalhos padronizados. Observa ainda, que a interação das diversas áreas de atuação que compõe o grupo torna-se um conjunto de processos para a efetiva administração. “Quando não há o diálogo entre os setores/áreas, as ações podem obter resultados negativos por não haver a sinergia, não agregar valores nos trabalhos desenvolvidos que impactam no produto final, ou seja, Pessoas; quando se trabalha de forma unificada há uma maior facilidade para alinhar as estratégias e assim instituir uma cultura integrada aos liderados”.

 

Gestores e profissionais da área de RH da Secretaria que atuam nos Subsetoriais da Pasta por todo o Estado de São Paulo - muitas estão a mais de 600 quilômetros de distância das instalações do GGP, têm canais de comunicação específicos para o contato com o Grupo. Por e-mail, telefone e desde 2020, por meio da “Agenda RH” – reunião on-line e mensal coordenada pela Coordenadora de Recursos Humanos com participação dos técnicos da CRH, não somente do GGP, mas de todas as áreas, tendo como pauta atualizações de processos de trabalho, orientações, esclarecimentos de dúvidas e compartilhamento de experiências através de casos concretos voltados para a Gestão de Pessoas. Segundo Cida Novaes, Coordenadora da CRH, “Podemos afirmar que tem sido uma experiência exitosa e com possibilidade de reprodução até por outras áreas da administração pública, que assim como nós da CRH está em instância de Setorial e busca metodologias de aproximação com seus pares”.

 

Entre os anos de 2015 a 2019, o grupo organizou encontros com profissionais da área de RH das unidades da Secretaria da Saúde, sendo o último um Congresso com a participação de mais de 200 inscritos interessados em compartilhar experiências do cotidiano do trabalho e pensar possibilidades para melhorar os trabalhos e as práticas entre os profissionais.

 

O GGP é formado por cinco Centros: Legislação de Pessoal; Orientação e Normas; Promoção; Pessoal da Administração Superior e da Sede; Gestão dos Processos de Incentivo e por três Núcleos: Apoio Administrativo; Suporte à Gestão de Pessoas, e Consolidação do Tempo de Serviço.

 

Por meio dos Centros e Núcleos o GGP atua em processos relacionados a Demandas Judiciais, Aposentadoria, Evolução Funcional, Gestão de Gratificações e Prêmio de Incentivo pago aos Servidores da Saúde, e principalmente em orientações referentes à aplicação das disposições legais vigentes, que para José Dannieslei Silva dos Santos, Diretor do Centro de Orientação e Normas, o Grupo “Atua como um facilitador, promovendo a interface entre a atuação dos Órgãos Subsetoriais de Recursos Humanos, responsáveis por efetivamente gerenciar a vida funcional do Servidor, e os entendimentos que são sedimentados a nível central, tarefa que compete à Coordenadoria de Recursos Humanos, órgão setorial do sistema no âmbito da SES, a Coordenadoria de Recursos Humanos do Estado, órgão central do sistema de administração de pessoal do estado e a Procuradoria Geral do Estado, a quem compete uniformizar o entendimento relativo à aplicação da legislação de pessoal”. 

 

O GGP conta com site dinâmico organizado para divulgar ações relacionadas à Gestão de Pessoas e difusão deste conhecimento, bem como informações sobre a vida funcional dos Servidores da Secretaria.

 

Na página estão disponíveis links para Sistemas de Trabalhos Internos, legislações, procedimentos operacionais, resoluções, instruções, comunicados, dispostos de forma clara e objetiva, visando orientar as atividades diárias dos subsetoriais e Servidores da SES, que também podem acessar portais de outras instituições com informações de seu interesse, como por exemplo, folha de pagamento disponível na página da Secretaria da Fazenda.

 

O GGP ainda publica cartilhas com temas pertinentes a Gestão de Pessoas, que para Maria Sonia da Silva, diretora aposentada do Grupo de Gestão de Pessoas e idealizadora da série, “As cartilhas tem o objetivo de difundir o conhecimento, possibilitar o crescimento profissional buscando a transformação do especialista em generalista”.

 

Para conhecer a Série Cartilha Temáticas e outras informações sobre o Grupo de Gestão de Pessoas da Coordenadoria de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, clique aqui.

 

___________________________________________________________________

(*) Cátia Cristina dos Santos, iniciou sua carreira como Servidora Pública no referido Grupo de Gestão de Pessoas no ano de 1992 permanecendo até 1995 quando se afastou para prestar serviço em Subsetoriais de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado